Perro Loco 3 inscreve filmes para Mostra Competitiva até dia 19 de maio

Enviado por Túlio Moreira

O edital da terceira edição do Festival traz como principal novidade a premiação em dinheiro para três categorias

O Perro Loco 3, festival organizado pelo Coletivo Perro Loco e pela Universidade Federal de Goiás (UFG), recebe inscrições de filmes universitários para a Mostra Competitiva até o dia 19 de maio. A principal finalidade do festival é divulgar o cinema universitário, promovendo a aproximação dos povos latino-americanos e a democratização do acesso às obras realizadas por estudantes.

Os filmes classificados para a Mostra Competitiva irão concorrer às seguintes premiações remuneradas: melhor documentário, melhor ficção e melhor animação, com prêmios no valor de R$ 1.000 para os filmes vencedores em cada uma das três categorias. As outras categorias, premiadas simbolicamente, serão: melhor obra escolhida pelo voto popular, com premiação surpresa, e melhor domínio de linguagem, melhor experimentação de linguagem, melhor expressão cultural, além de prêmios especiais do júri. O valor das premiações em destaque está sujeito a alterações.

As inscrições poderão ser feitas por meio de um formulário disponível no site do festival (www.perroloco.com.br). Os filmes inscritos devem ter duração máxima de 30 minutos, além de serem produzidos por alunos que estejam matriculados em uma universidade, escola ou faculdade de ensino superior.

Após preencherem o formulário de inscrição no site, os realizadores devem enviá-lo junto com filme para o endereço: Perro Loco 3 – Festival de Cinema Universitário Latino-Americano – Faculdade de Comunicação (Facomb) da Universidade Federal de Goiás (UFG), Câmpus II (Câmpus Samambaia), estrada para Nerópolis S/N, CEP: 74001-970, Goiânia, Goiás, Brasil. Além disso, os realizadores devem enviar a declaração de matrícula relativa ao período em que o filme foi produzido. É obrigatório o envio da lista de diálogos, exceto se o filme já vier com legendas (português-espanhol / espanhol-português).

O Perro Loco 3

O Perro Loco – Festival de Cinema Universitário Latino-Americano chega a sua terceira edição em 2009 com o desejo de continuar a viagem da descoberta pela história e pelos caminhos tortuosos da América Latina. Este ano, o festival acontece de 25 a 30 de agosto, no Câmpus Samambaia da UFG, em Goiânia. O festival, organizado pelos estudantes da Universidade Federal de Goiás, continua acreditando no cinema como ferramenta de transformação social. Os filmes universitários carregam a rebeldia e o inconformismo dos estudantes, dispostos sempre a denunciar a desigualdade que assola a América Latina e ansiosos por revelar um continente mágico, dono de uma cultura diversificada que é reprimida pelo imperialismo dos países ditos “desenvolvidos”. Mas o povo latino-americano não se entrega, e mantém a resistência, preparando-se para a luta que conduzirá à tão sonhada liberdade.

O Perro Loco 3 continua aliando cinema ao movimento de transformação social que pretende levar uma visão diferente de nossa cultura à comunidade. Por meio de produtos culturais que são suprimidos pelo esquema da cultura de massa, queremos suscitar a discussão e o debate. Escolhemos o tema “Alegorias”, que se associa aos temas anteriores, “Identidade Cultural” (2007) e “Fronteiras” (2008). A alegoria é um instrumento comum na cultura dos países latino-americanos. Mesmo diante das fronteiras internas, que distanciam os países da América Latina e que precisam ser quebradas, os caminhos da cultura latino-americana se encontram e compartilham os mesmos objetivos.

Por que Perro Loco?

Perro Loco é uma expressão latino-americana que reflete a gana e paixão deste povo. Uma expressão capaz de persuadir não só a construção de um espaço, mas levantar a capacidade de ação sobre ele. Representa o desejo de nossa equipe em levar para cada apaixonado por cinema na América Latina, além da consciência de nossa identidade, a necessidade de fortalecê-la e representá-la.

Somos cães-guia, guardiões de um cinema forte e envolvente. Estamos enlouquecidos por suas cores e sons, e dispostos a levar ao mundo a essência de um povo que sobrevive, dia após dia, a toda intensidade de valores e sentidos que a vida pode dar. Latinos são marcados pela resistência, pela pulsão em sobreviver à dor e miséria, pelo desejo de existir, de se fazer ver e compreender.

Há uma força vital de instinto. Sabemos que não somos únicos, que assim como nós há vários perros locos espalhados pelas Américas. Não é apenas o festival que chama Perro Loco, e sim todos nós, latino-americanos.

Assessoria de Imprensa:
Túlio Moreira Rocha – (62) 9963-8604

Marcela Guimarães – (62) 9605-3972

E-mail: imprensa@perroloco.com.br
Site: www.perroloco.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feed

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Charge - Almeida (Marcus Vinas)

Charge - Almeida (Marcus Vinas)