1º Festival do Minuto de Goiânia

Enviado por Carlos Cipriano


Neste ano, o tradicional Festival do Minuto promove edições locais de sua mostra competitiva em 30 cidades brasileiras, dentre elas, a capital de Goiás. Além do prêmio em dinheiro (R$ 500,00 para o melhor vídeo de Diretor de Goiânia), a cidade recebe a visita do criador do festival, Marcelo Masagão, no dia 21 de maio, para palestras sobre as novidades da edição de 2009.

Desde o mês de março, o 1º Festival do Minuto de Goiânia - que acontece pela internet através do site www.festivaldominuto.com.br - já recebeu a inscrição de 13 vídeos, disponíveis para visualização e votação do público na página do festival dedicada aos diretores goianienses. Realizado pela primeira vez na cidade, o festival está com inscrições abertas até o dia 31 de julho. Podem ser inscritos vídeos com duração máxima de 60 segundos. Os diretores de Goiânia concorrem aos prêmios de 500 reais oferecidos ao melhor vídeo de cada mês (abril, maio, junho e julho) e ao prêmio de melhor Minuto de Goiânia, no final do concurso, também no valor de 500 reais.

Para participar do Festival do Minuto de Goiânia, acesse o site e leia o regulamento.

Assista os vídeos já inscritos na página do Festival do Minuto - Diretor de Goiânia:

http://www.festivaldominuto.com.br/templates/ContestDetails.aspx?contestId=96

Palestras em Goiânia sobre o Festival do Minuto

Quinze das cidades participantes receberão palestras que apresentam o formato do minuto a partir de exemplos concretos de filmes premiados no passado. Em Goiânia, as palestras serão ministradas pelo curador chefe do Festival do Minuto, Marcelo Masagão, e o diretor e produtor executivo Gustavo Steinberg, no dia 21 de maio, às 9 horas, no Cine Ouro, e às 16 horas, no Cine UFG.

“Desvendamos o processo de construção de idéias e de realização dos filmes, desmistificando para o público o que é fazer um bom Minuto”, comenta Gustavo Steinberg. “Vídeos do Minuto não são necessariamente realizados por profissionais. Pelo contrário, a maior parte das contribuições é feita por amadores. Assim, não importa se o vídeo é bem feito ou mal feito tecnicamente, mas sim se ele tem uma boa idéia e se a explora de maneira inteligente e de forma sintética. O poder de síntese é o ponto central do Festival”, completa Steinberg.

O Festival do Minuto foi criado no Brasil, em 1991. É, hoje, o maior festival de vídeo da América Latina, tendo inspirado festivais semelhantes em mais de 40 países. Na Holanda, existe desde 1993, vinculado ao Sandberg Institute, importante escola de arte localizada em Amsterdam. Estes países inspiraram a criação de Festivais do Minuto em mais de 40 nações, cada um com dinâmica e formato próprios. A partir do final de 2007, o Festival do Minuto brasileiro tornou-se permanente e online: passou a receber e exibir vídeos diretamente pela internet. Mensalmente, novos temas são lançados e os melhores vídeos recebem prêmios em dinheiro.

O Festival do Minuto é uma das marcas culturais mais conhecidas do país e um grande revelador de talentos do audiovisual brasileiro. O site conta com um grande acervo de Minutos, incluindo vídeos de inúmeros cineastas hoje conhecidos. Diretores como Fernando Meirelles (Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel), Beto Brant (O Invasor) e Tata Amaral (Um Céu de Estrelas, Antônia) foram alguns dos cineastas que já enviaram seus vídeos.

Quem faz o Festival do Minuto

Marcelo Masagão: Criador e curador, é cineasta, tendo realizado, entre outros, os filmes “Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos” (1999), “1,99 – Um Supermercado que Vende Palavras” (2004) e “Otávio e as Letras” (2007).

Gustavo Steinberg: Diretor e produtor executivo. Mestre em Ciências Políticas (PUC-SP) e em Comunicação (London School of Economics), é autor de dois livros e produziu cinco filmes longa-metragem. Sua estréia na direção de longas aconteceu em 2008, com “Fim da Linha”.

Maiores informações sobre o 1º Festival do Minuto de Goiânia:

Verônica Brandão - Curadora Junior do Festival do Minuto

veronica@festivaldominuto.com.br

Serviço:

Palestra - Festival do Minuto, com Marcelo Masagão e Gustavo Steinberg.

Data: 21 de maio de 2009

Locais e horários:

Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro - 9 horas

Cine UFG - Campus Samambaia - 16 horas

Entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feed

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Charge - Almeida (Marcus Vinas)

Charge - Almeida (Marcus Vinas)