Lançamento de editais da Funarte

Enviado por Marcus Fidelis
Publicado na íntegra
Em entrevista coletiva concedida aos principais veículos de comunicação do Brasil, o ministro da Cultura, Gilberto Gil, e o presidente da Fundação Nacional de Arte (Funarte), Celso Frateschi, anunciaram nesta segunda-feira, dia 14 de maio, o lançamento da maioria dos editais de fomento à cultura nas áreas de atuação da Casa - música, teatro, dança, circo e artes visuais.
Participaram da entrevista Juca Ferreira, secretário executivo do MinC, e Eliane Costa, gerente de Patrocínios da Petrobras, empresa que patrocina a maioria dos programas anunciados. Também estiveram presentes os diretores da Funarte Pedro Braz, diretor executivo, Xico Chaves, do Centro de Artes Visuais, Pedro Müller, do Centro de Música, e Hélvio Tamoio, do Centro de Programas Integrados.
Gilberto Gil destacou a importância do patrocínio da Petrobras para os programas anunciados, que somam mais de R$ 22 milhões. "Este valor, em aporte direto para programas culturais, representa algo vultoso", disse o ministro, acrescentando que a maneira como os editais foram formulados "expressa a continuidade aperfeiçoada da política de distribuição de recursos públicos, num modelo democrático de seleção pública". Para ele, essa transparência tem sido consolidada como marca registrada do Governo Lula, em especial no Ministério da Cultura.
Questionado sobre a ênfase que a atual gestão da Funarte propõe em relação à federalização de seus recursos, Frateschi anunciou que, a partir deste ano, muitos programas terão uma comissão julgadora em cada estado. "O mérito não deixará de ser o critério fundamental para a seleção, mas vamos levar critérios diferentes a estados que têm realidades distintas.
Além da demanda natural de cada estado, é importante que o Ministério provoque essa descentralização, fomentando o desenvolvimento da criatividade", explicou Frateschi.Para Eliane Costa, os projetos lançados fazem parte de "um conjunto estruturante de projetos que envolve a parceria extraordinária entre a Petrobras e o Ministério da Cultura".Na ocasião, foi anunciado também o edital da 30ª edição do Projeto Pixinguinha. Para comemorar o aniversário de um de seus projetos mais emblemáticos, a Funarte prepara uma edição especial, que terá curadoria e consultoria de Hermínio Bello de Carvalho, criador do projeto.
Clique sobre os títulos para conhecer os editais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feed

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Charge - Almeida (Marcus Vinas)

Charge - Almeida (Marcus Vinas)