07/05/10 - Grupo de samba Pedra do Sal no Centro Cultural Eldorado dos Carajás

Na próxima sexta-feira, 07/05, o grupo de samba Pedra do Sal se apresenta, a partir das 19h30, no Centro Cultural Eldorado dos Carajás. O ingresso custa 5 reais.

No repertório do grupo o samba tradicional é privilegiado. São interpretadas canções de compositores como Dorival Caymi, Noel Rosa, Gordurinha, Jackson do Pandeiro, Nelson Cavaquinho, Cartola, Herivelton Martins, Paulinho da Viola, Chico Buarque, Zé Keti entre outros, e inclusive os da nova geração como Carlos Maranhão. Antigo Grupo de Samba Recado, a mudança para Pedra do Sal se deve à necessidade do grupo em solidificar o trabalho autoral e à preparação do primeiro CD. Pedra do Sal é a região do Rio de Janeiro onde no início do século passado, chegaram negros de diversas partes do país, predominantemente da Bahia, em busca de trabalho nas docas que ali se instalaram. Fugindo da repressão religiosa e cultural de que eram vítimas, formaram um tipo de comunidade organizada na forma de um quilombo urbano. A tradição de resistência cultural e a profusão de várias matizes culturais e religiosos como o Reisado, o Maracatu, o Côco, o Candomblé, o Samba de Roda, o Maculelê e a Capoeira, entre outros, propiciou o aparecimento do Samba (universal) que conhecemos hoje. Pedra do Sal é reconhecido como o lugar onde nasceu o Samba. A sonoridade do grupo se destaca por utilizar arranjos modernos, conferindo às composições antigas uma roupagem mais atraente ao público de hoje, mas sem abrir mão da característica musical que o compositor deu à sua obra.

O Eldorado dos Carajás fica na rua 83, nº 421, Setor Sul (Em frente ao Laboratório Padrão). Mais informações pelo telefone (62) 3218-2986 ou pelos e-mails eldoradocarajas@yahoo.com.br ou contato@eldoradocarajas.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feed

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Charge - Almeida (Marcus Vinas)

Charge - Almeida (Marcus Vinas)