Festival de Ouro Preto e Mariana


Alice Galvão

De 08 a 29 de julho será realizado o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana. O tema deste ano é a diversidade da cultura brasileira, tendo como gancho a história de Chico Rei (o lendário escravo que comprou a própria alforria e, com seu trabalho, libertou centenas de outros cativos), pontuando a a contribuição da cultura negra na construção da identidade cultural do nosso país.

De acordo com a assoria de imprensa do evento, serão 21 dias de programação com 68 oficinas e 400 vagas, divididas em Literatura, Artes Plásticas, Artes Visuais, Artes Cênicas, Música, Patrimônio, e Infanto-Juvenil.

O evento é uma parceria entre Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Secretaria de Turismo, Patrimônio e Cultura de Ouro Preto, Prefeitura de Mariana, Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais, e a coordenação é de Guiomar de Grammont e Fábio Faversani.

Patrocinam o Festival, a Gerdau Açominas e a Companhia Vale do Rio Doce.

A Fundação de Arte de Ouro Preto, FAOP e o Comitê Aberto de Cinema, Comcine, são os responsáveis pela escolha dos eventos e oficinas das áreas de Artes Plásticas e Artes Visuais.

Para as Artes Cênicas, a novidade deste ano é que os iniciantes poderão participar das oficinas de Dança e Perfomance Afro-brasileira, Manipulação de bonecos e Maquiagem de Época.

A literatura será representada pelo Seminário de Tradução, Vanguarda Modernismos e segundo a organização, trará aos espaços culturais, bares e restaurantes das duas cidades saraus poéticos, em que jovens artistas e outros já consagrados recitarão poesias.

Contemplarão o segmento música os tambores e as choromelas, que desfilarão pelas ladeiras e ruelas da cidade. Além disso, serão oferecidas oficinas de percussão, canto, dança e ritmos africanos. A parte técnica será abarcada pela oficina de Produção, gravação e edição.

Mais informações no www.festivaldeinverno.ufop.br/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feed

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Charge - Almeida (Marcus Vinas)

Charge - Almeida (Marcus Vinas)