Arthur Moreira Lima no Tocantins


Fátima Miranda

Palmas/TO


As apresentações do pianista Arthur Moreira Lima acontecem durante os meses de junho e julho em seis cidades do Tocantins. O projeto “Um piano pela estrada– Nos caminhos de Jk “ é de autoria do próprio pianista, que utiliza um caminhão-teatro para as apresentações, e está sendo apresentado através de uma parceria entre a Caixa Econômica Federal e a Fundação Cultural do Tocantins. Receberão o projeto as cidades de Gurupi, Porto Nacional, Palmas, Colinas, Araguaína e Araguatins.


Segundo o superintendente da Caixa no Estado, José Messias de Souza, o apoio da FCT para a realização deste projeto é de extrema importância, pois viabiliza o deslocamento das equipes, ajuda na divulgação e proporciona o acesso da população local a este estilo musical. “A Caixa sente-se honrada em poder contribuir com este grande encontro cultural para o Tocantins. E consolida ainda mais a parceria entre o Governo do Estado e esta instituição financeira. Esta ação é extremamente positiva para todos os envolvidos, pois poderá gerar futuras parcerias em outros projetos culturais”, diz o superintendente.

O presidente da FCT, Júlio César Machado, destacou o grande valor deste projeto para o Estado e citou a importância da Caixa Econômica estar junto nesta parceria. “Vamos levar este projeto para cidades que nunca teriam a oportunidade de ver e apreciar a obra deste pianista mundialmente famoso. Isto é extremamente importante para todos nós e acredito que a comunidade local ficará maravilhada com as apresentações do músico”, diz Júlio.

Projeto

O projeto foi idealizado pelo pianista Arthur Moreira Lima que criou o caminhão-teatro como forma de levar a grande música de concerto aos mais diversos públicos. Adaptado a um caminhão Scania, o baú carroceria se transforma em palco em apenas uma hora, com 45 m² de área de cena.

O caminhão-teatro iniciou suas apresentações em maio de 2002 e já percorreu diversas regiões do Brasil. Nesta etapa, o caminhão-teatro irá percorrer os estados do MG, RJ, GO, DF, BA, TO, MA, PI e PA percorrendo os caminhos de JK, de Diamantina a Belém, pela estrada aberta por JK para integração do país.

Concerto

As apresentações no Estado irão acontecer em praça pública e terão a participação de um artista tocantinense em cada município. O concerto de Arthur Moreira Lima tem cerca de 1h30min de duração. No repertório, obras de Bach, Mozart, Bethoven, Chopin, Pixinguinha, Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Luiz Gonzaga, Astor Piazzolla, entre outros compositores da música clássica e popular brasileira e universal.

Programação


Cidade: Gurupi
Dia: 27/06 (quinta-feira)
Local: Praça do Centro Cultural Mauro Cunha
Horário: A partir das 19h30
Apresentação regional: Coral Caras e Bocas

Cidade: Porto Nacional
Dia: 29/06 (sexta-feira)
Local: Praça das Mercês
Horário: A partir das 19h30
Apresentação regional: Banda Municipal Mestre Adelino

Cidade: Palmas
Dia: 30 de junho (sábado)
Local: Praça dos Girassóis
Horário: A partir das 19h30
Apresentação regional: MPVOX e Madrigal de Palmas

Cidade: Colinas
Dia: 03/07 (terça-feira)
Local: Estacionamento da Câmara de Vereadores de Colinas
Horário: A partir das 19h30
Apresentação regional: Solé

Cidade: Araguaína
Dia: 05/07 (quinta-feira)
Local: Av. Filadélfia
Horário: A partir das 19h30
Apresentação regional: Quarteto

Cidade: Araguatins
Dia: 14/07 (sábado)
Local: Praça Beira Rio ( cais)
Horário: A partir das 19h30Apresentação regional: Coral da Banda Municipal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feed

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Charge - Almeida (Marcus Vinas)

Charge - Almeida (Marcus Vinas)