Posse na Feteg

Matéria de Valbene Bezerra enviada por Deolinda Taveira

Diretor do Grupo Arte & Fatos da Universidade Católica de Goiás, Danilo Alencar tomou posse ontem na presidência da Federação de Teatro de Goiás, em solenidade no Goiânia Ouro

Eleita para o triênio 2009-2012, a nova diretoria da Federação de Teatro Amador de Goiás (Feteg) tomou posse em solenidade realizada ontem no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro. Norval Berbari, que durante seis anos presidiu a entidade, entregou o cargo a Danilo Alencar, na presença de atores, diretores, representantes dos Conselhos Estadual e Municipal de Cultura e convidados. O secretário municipal de Cultura, Kleber Adorno, e os ex-secretários Sandro di Lima e Doracino Naves prestigiaram o evento.

Norval Berbari, que a partir de agora vai ocupar a vice-presidência, falou sobre as dificuldades financeiras da Feteg e fez um relato das realizações dos seus seis anos no cargo. Segundo ele, mesmo com dificuldades e até a falta de apoio da classe, a Feteg promoveu festivais anuais e participou de eventos importantes.

Patrocinador da solenidade, Kleber Adorno garantiu total apoio à Feteg. “Estamos a disposição da federação. Todos os seus projetos terão o nosso apoio”, garantiu o secretário, depois da explanação dos projetos da nova gestão feita pelo novo tesoureiro, Marcelo Carneiro.

Entre as 20 ações da pauta inicial, estão a ocupação do imóvel da Rua 88, no Setor Sul, parcerias com a Secult e a Agência Goiana de Cultura e a criação de comissões regionais para agregar os grupos do interior. A elaboração de um calendário de festivais e eventos está entre as primeiras medidas da nova diretoria, que já agendou palestras e cursos a partir de maio.

O seminário A Manutenção de Coletivos ou Praticantes do Teatro de Grupo está previsto para junho. “Recursos nós não temos. Mas, vamos buscá-los. Somos todos voluntários e estamos todos motivados”, assegurou Marcelo Carneiro.

Danilo Alencar garantiu que está aberto ao diálogo com atores e diretores. “As portas da Feteg estarão sempre abertas. Esperamos reciprocidade”, sublinhou.

Danilo Alencar foi eleito dia 29 de março, durante a o 11º Congresso Estadual de Teatro, promovido pela Feteg no Centro Cultural Martim Cererê. A disputa entre as chapas Assim que se Conquista e Interiorizando o Teatro, encabeçada por João Bosco Amaral, diretor da Casa das Artes, foi acirrada. Danilo Alencar venceu por uma diferença de apenas três votos.

Fundada há 31 anos, a Feteg possui sede própria na Rua 88, terreno doado pelo então governador Ary Valadão, nos anos 1980. Por causa das dívidas com o IPTU nunca pôde obter recursos das leis de incentivo. Agora com o débito quitado com a Prefeitura, poderá batalhar pela construção da sede e buscar patrocínios na iniciativa privada.

Além de Danilo, foram empossados Norval Berbari (vice), Letícia Lucchese (secretária), Fernanda Fernandes (produção), Marcos Lotufo (diretor de assuntos comunitários) e Marcelo Carneiro (tesoureiro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feed

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Charge - Almeida (Marcus Vinas)

Charge - Almeida (Marcus Vinas)