Centro Cultural Oscar Niemeyer - Matéria do Jornal Opção

Go­ver­no Al­ci­des não vai con­clu­ir Os­car Ni­e­meyer

TCE in­ves­ti­ga su­per­fa­tu­ra­men­to na obra e em­prei­tei­ra po­de ter de de­vol­ver R$ 14 mi­lhões aos co­fres pú­bli­cos

AN­DRÉIA BA­HIA

Por conta do questionamento legal que paira sobre a obra e inviabiliza a aplicação de um aditivo orçamentário, o go­ver­no Al­ci­des Ro­dri­gues não deve concluir o Centro Cultural Oscar Niemeyer. Lin­da Mon­tei­ro, pre­si­den­te da Agên­cia Go­i­a­na Pe­dro Lu­do­vi­co (Age­pel) ten­tou vi­a­bi­li­zar o adi­ti­vo, mas es­bar­rou na opo­si­ção de setores do governo. O cen­tro cul­tu­ral é de res­pon­sa­bi­li­da­de da Age­pel, mas a obra é da Age­top. Se­gun­do Lin­da Mon­tei­ro, a uti­li­za­ção do es­pa­ço vi­nha sen­do ne­go­ci­a­da com a War­re En­ge­nha­ria, em­pre­sa que cons­trói o cen­tro, e que is­so vi­nha tra­zen­do pro­ble­mas pa­ra a Age­pel. “Co­mo a obra não es­tá con­cluí­da, ape­sar de ter si­do inau­gu­ra­da, não tem al­va­rá de fun­cio­na­men­to e o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co co­me­çou a co­brar o li­cen­cia­men­to, além dis­so, as pes­so­as que uti­li­za­vam o es­pa­ço sem­pre re­cla­ma­vam da es­tru­tu­ra e a Age­top, por sua vez, di­zia que a uti­li­za­ção es­ta­va cau­san­do da­nos à obra.”

De­pois de uma re­u­ni­ão no Tri­bu­nal de Con­tas do Es­ta­do (TCE), que in­ves­ti­ga as con­tas da obra des­de 2006, com Jor­ce­li­no Bra­ga e Jo­sé Amé­ri­co, Lin­da Mon­tei­ro de­ci­diu pas­sar o Cen­tro Cul­tu­ral pa­ra a Age­top e só as­su­mir o es­pa­ço de­pois que ele for re­al­men­te con­cluí­do e en­tre­gue ofi­ci­al­men­te. “Es­go­tou mi­nha ca­pa­ci­da­de de dis­cu­tir o Os­car Ni­e­meyer”, diz.

Em mar­ço de 2008, o go­ver­na­dor Al­ci­des Ro­dri­gues ha­via anun­ci­a­do a re­to­ma­da da obra. Na­que­la épo­ca, se­gun­do um le­van­ta­men­to da Ge­rên­cia dos Cen­tros Cul­tu­ra­is de Go­i­ás, fal­ta­va pin­tar a par­te ex­ter­na do pré­dio, cons­tru­ir os for­ros e as­sen­tar pi­sos na bi­bli­o­te­ca, co­lo­car gua­ri­ta no es­ta­cio­na­men­to, fa­zer o re­ves­ti­men­to de ma­dei­ra no Pa­lá­cio da Mú­si­ca, o re­ves­ti­men­to acús­ti­co no Mo­nu­men­to aos Di­rei­tos Hu­ma­nos, o re­ves­ti­men­to acús­ti­co do au­di­tó­rio, além do pro­je­to de pai­sa­gis­mo. Ape­nas o mu­seu es­ta­va to­tal­men­te con­cluí­do. Ain­da de acor­do com da­dos de mar­ço de 2008, pa­ra con­clu­ir a obra se­ri­am ne­ces­sá­rios mais R$ 3,5 mi­lhões.

To­da­via, o se­cre­tá­rio da Fa­zen­da, Jor­ce­li­no Bra­ga, dis­se ao Jor­nal Op­ção que o Tri­bu­nal de Con­tas do Es­ta­do (TCE) não vai au­to­ri­zar ne­nhum adi­ti­vo su­ple­men­tar no or­ça­men­to da obra. O con­se­lhei­ro Naphta­li Al­ves é re­la­tor do pro­ces­so que ava­lia as con­tas do Os­car Ni­e­meyer e a do­cu­men­ta­ção foi en­ca­mi­nha­da na quar­ta-fei­ra, 22, pa­ra a au­di­to­ria do ór­gão e de­pois de­ve ser en­vi­a­da ao Mi­nis­té­rio Pú­bli­co do TCE. O con­se­lhei­ro não quis di­vul­gar as in­for­ma­ções do pro­ces­so por­que, se­gun­do ele, es­tá em fa­se de de­fe­sa e se­ria in­con­se­quên­cia tra­zer a pú­bli­co. A in­for­ma­ção que se tem é que o TCE in­ves­ti­ga in­dí­ci­os de su­per­fa­tu­ra­men­to.

Se­gun­do a ad­vo­ga­da da Age­pel Elai­ne No­le­to, o pro­ces­so que te­ve iní­cio na Age­top teria si­do en­ca­mi­nha­do ao TCE por­que ha­via in­di­ca­ti­vos de ir­re­gu­la­ri­da­des. “Não há na­da com­pro­va­do e só ire­mos sa­ber se hou­ve al­gu­ma ir­re­gu­la­ri­da­de de­pois que o TCE se ma­ni­fes­tar”, res­sal­ta. Ela ex­pli­ca que, sem a de­ci­são do TCE, não há co­mo fa­zer o adi­ti­vo ne­ces­sá­rio nem sa­ber o que é pre­ci­so para fi­na­li­zar. Além de con­clu­ir, já há o que re­pa­rar na cons­tru­ção que se en­con­tra aban­do­na­da, sem nin­guém pa­ra to­mar con­ta. Lin­da Mon­tei­ro diz que não ca­be à Age­pel fa­zer a vi­gi­lân­cia do es­pa­ço. “Is­so de­ve ser fei­to pe­la War­re ou pe­la Age­top.”

Além da es­tru­tu­ra fí­si­ca, o Os­car Ni­e­meyer guar­da pe­ças va­li­o­sas que es­tão à mer­cê do tem­po e de pes­so­as de má-fé. Pa­ra guar­ne­cer o es­pa­ço fo­ram ad­qui­ri­dos mó­veis ca­rís­si­mos de Os­car Ni­e­meyer e do fa­mo­so de­sig­ner Sér­gio Ro­dri­gues. Só as ca­dei­ras do cen­tro cul­tu­ral cus­ta­ram cer­ca de R$ 40 mil. Mó­veis de­se­nha­dos pe­la ar­qui­te­ta Li­na Bo Bar­di tam­bém fa­zem par­te do mo­bi­liá­rio do Os­car Ni­e­meyer. Os li­vros da bi­bli­o­te­ca, cer­ca de 35 mil exem­pla­res, fo­ram re­ti­ra­dos do es­pa­ço e es­tão guar­da­dos na Re­ser­va Téc­ni­ca do Mu­seu de Ar­te Con­tem­po­râ­nea (MAC). “Em óti­mo es­ta­do”, afir­ma Lin­da Mon­tei­ro. Ela dis­se ao Jor­nal Op­ção que es­tá ne­go­ci­an­do um local pa­ra co­lo­car os mó­veis que já fo­ram com­pra­dos.

O Cen­to Cul­tu­ral Os­car Ni­e­meyer foi cons­tru­í­do em uma área que o em­pre­sá­rio Lou­ri­val Lou­za ha­via do­a­do ao go­ver­no es­ta­du­al pa­ra a cons­tru­ção de um cen­tro de con­ven­ções ain­da no go­ver­no de Hen­ri­que San­til­lo. A ter­ra­plena­gem che­gou a ser fei­ta na área, mas a obra não te­ve an­da­men­to. Quan­do Iris Re­zen­de as­su­miu o go­ver­no, ele de­ci­diu cons­tru­ir o cen­tro de con­ven­ções no cen­tro de Go­i­â­nia e a área do­a­da por Lou­ri­val Lou­za fi­cou aban­do­na­da. O em­pre­sá­rio che­gou a en­trar na Jus­ti­ça pa­ra re­a­ver o ter­re­no, mas an­tes da de­ci­são da Jus­ti­ça o en­tão go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo de­ci­diu usar a área pa­ra a cons­tru­ção do Cen­tro Cul­tu­ral Os­car Ni­e­meyer e en­trou em acor­do com Lou­ri­val Lou­za, que con­se­guiu re­a­ver par­te da área.

Fo­ram fei­tas du­as li­ci­ta­ções pa­ra a cons­tru­ção do Os­car Ni­e­meyer. A pri­mei­ra, de R$ 37 mi­lhões, ga­nha­da pe­la War­re En­ge­nha­ria, de­ve­ria co­brir to­dos os cus­tos da obra, to­da­via se des­co­briu que o ter­re­no es­ta­va com­pro­me­ti­do pe­la ero­são e foi ne­ces­sá­ria uma no­va li­ci­ta­ção pa­ra a re­cu­pe­ra­ção da ero­são, cons­tru­ção de ga­le­rias sub­ter­râ­ne­as e mu­dan­ça no aces­so ao cen­tro cul­tu­ral. A War­re tam­bém ga­nhou a se­gun­da li­ci­ta­ção. O se­cre­tá­rio Jor­ce­li­no Bra­ga afir­ma, no en­tan­to, que já fo­ram gas­tos R$ 65 mi­lhões no Os­car Ni­e­meyer e não ape­nas os R$ 51 mi­lhões das du­as li­ci­ta­ções. Ou se­ja, fo­ram gas­tos cer­ca de R$ 14 mi­lhões a mais e, se­gun­do a War­re En­ge­nha­ria, a em­prei­tei­ra ain­da tem cré­di­tos a re­ce­ber do Es­ta­do pe­la obra. O se­cre­tá­rio Jor­ce­li­no Bra­ga acre­di­ta que a em­prei­tei­ra te­nha de de­vol­ver di­nhei­ro aos co­fres pú­bli­cos. Os R$ 14 mi­lhões se­ri­am mais que su­fi­ci­en­tes pa­ra con­clu­ir a obra.

O Cen­tro Cul­tu­ral co­me­çou a ser cons­tru­í­do em mar­ço de 2005 e o fim da obra es­ta­va pre­vis­to pa­ra 2007. Mas co­mo o governo que­ria inau­gu­rar o es­pa­ço em 2006, o cro­no­gra­ma foi an­te­ci­pa­do em um ano. A obra foi fei­ta a to­que de cai­xa. Se­gun­do um ex-di­re­tor da Age­top, os pa­ga­men­tos à War­re En­ge­nha­ria eram fei­tos re­gu­lar­men­te até mar­ço de 2006 e ape­nas a par­te cons­tru­í­da em mar­ço, pa­ra ser pa­ga em abril, não foi qui­ta­da pe­lo go­ver­no anterior. Quan­do Al­ci­des Ro­dri­gues as­su­miu, ele dei­xou de pa­gar a em­prei­tei­ra, que por sua vez, pa­ra­li­sou o ser­vi­ço.

O di­re­tor da War­re En­ge­nha­ria Ri­car­do Da­her diz, que por ques­tões con­tra­tu­ais, não po­de di­vul­gar da­dos so­bre va­lo­res re­ce­bi­dos pe­la obra nem so­bre o que dei­xou de ser re­a­li­za­do. Ele ne­ga, no en­tan­to, que a obra te­ria pro­ble­mas em sua es­tru­tu­ra e que a bi­bli­o­te­ca não su­por­ta­ria o pe­so dos li­vros e, se em gran­de nú­me­ro, dos fre­quen­ta­do­res. Ri­car­do Da­her, que é en­ge­nhei­ro, diz que acom­pa­nhou a obra e que não há ne­nhum pro­ble­ma na bi­bli­o­te­ca. Um ex-di­re­tor da Age­top con­ta que os en­ge­nhei­ros da UFG acom­pa­nha­ram a obra, que in­clu­si­ve é re­fe­rên­cia de ar­qui­te­tu­ra em to­do o mun­do. “Quan­do a coi­sa não en­tra em fun­cio­na­men­to as pes­so­as fi­cam in­ven­tan­do coi­sa”, jus­ti­fi­ca. Es­pe­cu­la in­clu­si­ve que o ar­qui­te­to Os­car Ni­e­meyer não te­ria apro­va­do a cú­pu­la cons­tru­í­da, o que tam­bém é con­si­de­ra­do len­da.

Se­gun­do es­te ex-di­re­tor, “se o go­ver­no es­ta­du­al qui­ses­se, o Cen­tro Cul­tu­ral Os­car Ni­e­meyer po­de­ria es­tar fun­cio­nan­do nor­mal­men­te des­de o ano de 2006”. Se­gun­do es­te di­re­tor, ape­nas 5 a 6 por cen­to da cons­tru­ção não ha­via si­do con­cluí­do em mar­ço de 2006, quan­do o en­tão go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo dei­xou o go­ver­no pa­ra dis­pu­tar o Se­na­do e Al­ci­des Ro­dri­gues as­su­miu. Não sem an­tes inau­gu­rar a obra cons­tru­í­da em uma área de 26 mil me­tros em uma es­pla­na­da lo­ca­li­za­da em uma das regiões mais no­bres da ca­pi­tal. Ape­sar de ter o ver­me­lho co­mo cor pre­do­mi­nan­te a obra se trans­for­mou em um ele­fan­te bran­co.

O que fal­ta­va con­clu­ir, afir­ma o ex-di­re­tor, es­ta­va con­cen­tra­do no pré­dio de ad­mi­nis­tra­ção, o que não im­pe­di­ria que os ou­tros es­pa­ços, in­clu­si­ve a bi­bli­o­te­ca, o Mu­seu de Ar­te Con­tem­po­râ­nea e o Pa­lá­cio da Mú­si­ca de se­rem usa­dos. “Se es­ti­ves­se em fun­cio­na­men­to, a ad­mi­nis­tra­ção te­ria to­ma­dos as pro­vi­dên­cias pa­ra con­clu­ir a obra”. O Os­car Ni­e­meyer, uma das prin­ci­pa­is obras do go­ver­no Mar­co­ni Pe­ril­lo, che­gou a abri­gar al­guns even­tos mu­si­cais e fei­ras, mas foi in­ter­di­ta­do em ju­nho do ano pas­sa­do e não há pre­vi­são de ser con­cluí­do ou vol­tar a fun­cio­nar tão ce­do.

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