Mostra de Oscar Fortunato no MAG vai até 14 de julho

20 obras do artista plástico fazem parte da exposição “Rensga”


Janda Nayara

O Museu de Arte de Goiânia expõe, até o dia 14 de julho, a mostra Rensga, do artista plástico goiano Oscar Fortunato. Serão exibidas mais de 20 obras do artista, entre telas, gravuras, e outras peças, todas inéditas, produzidas exclusivamente para a exibição, que tem entrada franca.



Com visitação de segunda a sexta das 9 às 17 horas, aos sábados, domingos e feriados das 10 às 17 horas, na Sala Reinaldo Barbalho, a exposição é baseada na história, nos símbolos sociais e culturais de Goiás e de Goiânia. Segundo Fortunato, o público pode esperar uma exposição sincera, que explora a “goianidade” existente no próprio artista e em quem vive no Estado. “Questiono se é possível ser goiano sem cair nos estereótipos, se existe uma nova goianidade. Questiono, ainda, a necessidade de nos amarmos mais. Acho que precisamos começar a gostar mais da gente, a sermos goianos orgulhosos, e não goianos cheios de desculpas”, justifica o artista.

Em sua definição sobre a mostra, o artista explica que existem goianos que não estão nem aí para a poesia de Cora. Que desejam "beber outras águas, piar novos pios e caçar outros linces. Que cansaram de ouvir essas ladainhas tediosas, mal cantadas sobre um rio meia-boca. Existem esses novos goianos que amam a Marginal Botafogo, que sentem saudade do caos da Avenida Anhanguera, que amam esses concretos mal cuidados dessa urbe quase sem dono. Quer preferem guitarras distorcidas do que dois irmãos insípidos cantando tolices em harmonias inodoras".

"Essa exposição será dedicada a esse bravo que cruzou o Paranaíba e ficou corado com nossa miséria cultural. Esse ruborizado que decidiu não seguir a convenção provinciana dos nossos antepassados. Novos goianos e dele uma nova goianidade, afinal."

Mais informações pelo telefone (62) 3524-1196.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feed

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Charge - Almeida (Marcus Vinas)

Charge - Almeida (Marcus Vinas)