Mostra de cinema goiano

Em comemoração aos 80 anos de Goiânia, sala do Goiânia Ouro exibe filmes da terra, de 05 a 10 de julho


"Venha ver Goiânia no cinema" é o nome da mostra que exibirá no cinema do Goiânia Ouro 16 filmes produzidos na Capital. De 05 a 10 de julho as obras discutem aspectos a história do seu surgimento, suas manifestações culturais mais recentes, as questões urbanas, desde a construção da cidade, seus monumentos e contradições, até visões poéticas sobre o centro histórico, os prédios antigos e o acidente radioativo do Césio 137.

Confira a programação:


05/07/13 (sexta) e 08/07/13 (segunda)

JULIE, AGOSTO, SETEMBRO 
Direção: Jarleo Barbosa, 2011, 8 min.
Julie é uma suíça que acabou de se mudar pra Goiânia. Pouco a pouco ela vai entendendo a cidade até, por fim, se transformar em uma parte dela.

EIXO 
Direção: Uliana Duarte, 2013, 18 min.

O documentário Eixo foi um dos cinco projetos premiados no concurso de roteiros do V FestCine Goiânia, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura em 2009. O curta-metragem lança um olhar sobre a Avenida Anhanguera, a mais importante via da cidade, a partir do polêmico corredor de transporte Eixo Anhanguera, por onde circulam diariamente cerca de 180 mil pessoas. 

ATTILIO – TRAÇOS, ARQUITETURA E CIDADES
Direção e Produção Executiva: Juca Fernandes, 2009, 77 min.
O documentário Attílio - Traços, Arquitetura e Cidades é o resultado de três anos de pesquisas, em busca da verdadeira história deste que foi um dos mais notáveis arquitetos de seu tempo, autor do projeto urbanístico da capital goiana. A obra não só biografa Attílio, mas também expõe como os interesses pessoais de alguns empresários deturparam o projeto e a verdadeira história da construção de Goiânia. Aborda com profundidade a polêmica saída de Attílio do projeto de construção capital de Goiás por pressões políticas e financeiras, e as consequências deste fato para a cidade, além de sua relação com o modernismo e seu trágico fim. Produzido com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

DO PRAZER EM ANDAR
Direção: Pedro Augusto Diniz, 2005, 12 min.
Por um lado a ótica de um homo sapiens urbano, mundano. Por outro, a de um homem apaixonado por uma cidade que ele próprio nominou. Um lugar comum em épocas diferentes, o centro histórico de Goiânia em cenas deste começo de século e cenas da segunda metade do século passado. Uma cosmopolita trilha sonora embala a procura pelo prazer, pela possibilidade do outro.


06/07/13 (sábado) e 09/07/13 (terça)

IMAGEM DA CIDADE DOS HOMENS 
Diretor: Lourival Belém Jr, 2005, 19 min.
Documentário poético sobre o belo e o feio nas representações dos fenômenos sociais que os homens produzem para si no contexto das segregações urbanas.

MOVIMENTO DAS TRÊS RAÇAS 
Direção, Roteiro, Fotografia e Edição Geral: Michael Valim, 2003, 9 min.

O que aconteceria se, de repente, os monumentos da cidade adquirissem vida? 
A animação O Movimento das Três Raças é uma alegoria sobre a cidade de Goiânia e seus principais monumentos. O ponto de partida é a Praça Cívica, coração da cidade, onde se localiza o Monumento às Três Raças e a pedra fundamental da cidade.

HIP HOP 
Direção: Rosa Berardo, 2008, 20 min.
Filme documental que retrata o hip-hop em Goiânia, como nasceu o movimento na cidade e a importância do mesmo para os jovens que fazem parte desses grupos. 

GOIÂNIA, SINFONIA DA METRÓPOLE 
Direção: Rodolfo Carvalhaes, 2007, 8 min.

Goiânia em um dia: beleza e perplexidade. As desigualdades e abismos dos centros urbanos brasileiros: o convívio humano corrompido pela velocidade dos acontecimentos, a civilização consumista caminhando para a catástrofe. Homenagem às Sinfonias das Metrópoles dos anos 1920/30 e à Koyaanisqatsi.

CONCERTO DA CIDADE 
Direção: Lourival Belém Jr, 2011, 26 min.
Numa linguagem poética, o documentário trata do espaço urbano em aspectos como poluição visual e a presença dos camêlos.
  
ALÉM DOS OUTDOORS
Direção: Caio Henrique Salgado e Paulo Henrique dos Santos, 2006, 16 min.
Dirigido e roteirizado pelos jornalistas Caio Henrique Salgado e Paulo Henrique dos Santos, à época estudantes de jornalismo na Universidade Federal de Goiás (UFG), Além dos Outdoors questiona o uso da propriedade no centro de uma cidade planejada. Vencedor do edital promovido pelo II FestCine Goiânia, o filme vai direto ao ponto para tratar da situação visual da região central da capital goiana, onde as fachadas, os letreiros e toda a parafernália visual dos prédios comerciais escondem a beleza dos prédios antigos e tomam o lugar da população. Além de dialogar com moradores e especialistas, o curta faz o espectador passear pelas ruas e galerias do bairro onde nasceu Goiânia.

MAURO BORGES – FRAGMENTO DE UMA HISTÓRIA 
Direção: Wilmar Ferraz, 2010, 16 min.
"Mauro Borges - Fragmento de Uma História" buscou no olhar da família, de auxiliares do governo e de estudiosos dar luz à rápida trajetória de Mauro Borges como governador de Goiás. Os relatos sobre a eleição de Mauro Borges, o Plano MB e a intervenção militar
mostram que o golpe de 1964 abortou em Goiás um processo de reorganização do Estado e alterou a história de todos os personagens envolvidos.

07/07/13 (domingo) e 10/07/13 (quarta)

RUA 57, NÚMERO 60, CENTRO 
Direção: Michael Valim, 2011. 9 min.

Em 13 de setembro de 1987 Goiânia foi palco do mais grave acidente radiológico da história, quando catadores de material reciclado encontraram em um hospital em ruínas um aparelho contendo uma cápsula de Césio 137. Desde então as vítimas e seus familiares lutam tanto por direitos sociais, em especial assistência a saúde e pensões, assim como por estudos científicos acerca dos desdobramentos do fato. A dor destas pessoas e o descaso do Estado motivaram os grupos ¿por quá? e Vida Seca, sob a direção de Lina Reston, a apresentar em 2007 uma intervenção-protesto nas manifestações de 20 anos do ocorrido. Em 2011, os grupos voltam a se encontrar para transpor essa intervenção para o suporte do vídeo. 

O PESADELO É AZUL
Direção: Angelo Lima, 2008, 29 min.
Vinte anos se passaram depois do maior acidente radioativo do mundo. Como estão as vítimas ligadas diretamente a este acidente? Quais são as suas angustias e perspectivas de futuro como cidadão. E o Estado, o que fez e o que faz?

CIDADELAS INVISÍVEIS
Diretor: Lourival Belém Jr, 2001, 21 min.
O homem vivendo em espaços de exclusão e opressão da cidade (manicômios, prisões). Espaços que favorecem práticas sociais impregnadas de manicômios invisíveis (praças, terminais, condomínios). Uma crítica à idealização do campo como espaço de paz e verdade, que percebe a cidade não como um cenário, mas como espaço permanente de mudança, de lutas, de reconstrução dos sentidos e da invenção do humano.

UM DIA NO CENTRO DE GOIÂNIA
Diretor: Paulo Rezende, 26 min, 2007.
O documentário poético antropológico, realizado a partir do dia de trabalho de um artista de rua no centro de Goiânia.

MUSEU PEDRO LUDOVICO TEIXEIRA 
Direção :wilmar Ferraz, 2010, 22 min.
Rápido passeio pela trajetória do fundador de Goiânia e de sua esposa dona Gercina Borges, o vídeo levanta os vínculos da família com a antiga residência do casal que hoje abriga o Museu Pedro Ludovico Teixeira oferecendo ao espectador um olhar carinhoso sobre a casa repleta de histórias que foram importantes para Goiás e para a nascente capital Goiânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feed

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Charge - Almeida (Marcus Vinas)

Charge - Almeida (Marcus Vinas)