Chega ao Rio o VI Festival Internacional de Filmes Curtíssimos


Nos dias 27 e 28 de abril será realizado no Centro Cultural Banco do Brasil Rio o VI Festival Internacional de Filmes Curtíssimos. As exibições serão no Cinema II, a partir das 15 horas no sábado, e das 12:30 horas no domingo. O festival está em sua 6ª edição no Brasil e acontece quase simultaneamente em mais de 100 cidades de 26 países (dez deles pela primeira vez). Os filmes são selecionados pela curadoria brasileira e receberão prêmios nas categorias de Melhor Filme, Melhor Animação, Originalidade, Melhor Curtíssimo do Rio de Janeiro e Prêmio do Júri Popular. O CCBB fica na Rua Primeiro de Março, 66. Centro. Mais informações pelo telefone (21) 3808-2020.


A mostra

Os filmes internacionais que serão exibidos durante o Festival, já foram selecionados pela curadoria francesa do Festival Internationale des Très Courts que está em sua 15° edição na França. Concorrerão 46 filmes de mais de 15 países e divididos na Competição I e II. Entre eles está a produção brasileira: “Encontro no aeroporto” (The airport date) e uma coprodução colombiana-brasileira e “Contrato de amor” (Love contract). Figuram ainda o indonésio “A fuga” (The escape), o romeno “Limite imaginário” (Imaginary border), o canadense “O homem que vivia em sua bicicleta” (The man who lived on his bike), entre outras produções, especialmente americanas, francesas, alemães e espanholas.

Em todas as cidades de ocorrência do festival os filmes também são avaliados por júri popular. Os votos são enviados a organização central em Paris, que divulgará então o melhor filme indicado pelo público no mundo. Pela primeira vez na edição brasileira do festival será exibida a seleção “Travelling 34”, que contará com 13 curtíssimos que abordam temáticas ligadas a aspectos e sensações que permeiam a vida de pessoas com deficiência. Entre eles estão o sueco “Um coração bonito” (A beautiful heart), o lituano “Às quartas-feiras” (On Wednesdays) e o francês “Um minuto de silêncio” (Une minute de silence). O festival contará ainda com uma mostra de 19 produções de animação 2 ou 3D como o italiano “Djuma”, o techo “Fácil” (Simple) e o coreano “Como comer sua maçã” (How to eat your apple).

Países de ocorrência do Festival
Criado na França em 1999, o Festival International des Très Courts ocorre nos seguintes países: Nova Caledônia, Bélgica, Brasil, Costa do Marfim, Palestina, Espanha, Israel, Luxemburgo, Hungria, Marrocos, Moldávia, Romênia, Senegal, Eslováquia, Suíça. Novos países que passam a sediar este ano: China, Colômbia, Costa Rica, Honduras, Guatemala, México, Nicarágua, Panamá, El Salvador, Tunísia.
Programação da 6ª Edição do Festival Internacional de Filmes Curtíssimos

Programação:

Sábado, dia 27/04/13

15h – Competição Travelling 34 min.
16h30 – Competição Internacional 1 67 min.
18h – Abertura – Coquetel
19h30 – Mostra Nacional Competitiva 45 min.
20h45 – Competição Internacional 2 64 min.

Domingo, dia 28/04/13

12h30 – Competição Internacional 2 64´min.
14h – Mostra Nacional Competitiva 45 min.
15h30 – Debate com convidados e jurados sobre o formato curtíssimos 50 min.
17h – Animação 51 min.
18h30 – Competição Internacional 2 67 min.
20h -Premiação com a exibição dos vencedores – Coquetel 60 min.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feed

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Charge - Almeida (Marcus Vinas)

Charge - Almeida (Marcus Vinas)