4ª Cambury Mostra Curtas


Enviado por Carlos Cipriano

Mostra que reúne a produção audiovisual dos alunos da Faculdade Cambury chega a sua 4ª edição, apresentando vídeos inéditos no circuito dos festivais locais. A Cambury Mostra Curtas acontece no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, neste sábado, 18 de setembro, às 20 horas.

Dando continuidade ao projeto semestral de exibição de novos curtas-metragens, a Faculdade Cambury apresenta neste sábado mais de dez vídeos produzidos por estudantes do curso superior de Fotografia e Imagem e da pós-graduação em Cinema. A 4ª Cambury Mostra Curtas fará uma retrospectiva de trabalhos realizados entre 2006 e 2008, trazendo ao público vídeos que não foram exibidos em edições passadas.


Do fundo do baú

A mostra será aberta com a projeção dos primeiros vídeos produzidos por alunos de Fotografia e Imagem, ainda em 2006: "Muy amigos, muy amigas", dirigido por Éder Baltazar, "Os Bêbado", de Silvana Maranhão e "Ultra-umbreleitor", de Alberto Maia. Os trabalhos pioneiros, orientados pelo professor João Lutz, refletem o clima bem humorado que predominava entre os alunos da primeira turma do curso. Alberto Maia, que fez parte do grupo e atualmente é professor de fotografia na Cambury e aluno da pós-graduação em Cinema, relembra os momentos de diversão vividos durante a gravação daqueles exercícios como "uma grande brincadeira". Interessado pela linguagem das imagens em movimento, o fotógrafo ainda guarda um roteiro que escreveu naquele ano e que pretende gravar como trabalho de conclusão de curso da especialização em Cinema.


Trabalhos de Conclusão de Curso

A animação "Que produção é essa?" de Allan Newton (2007), foi realizada como projeto de conclusão do curso de Fotografia e Imagem e apresenta um boneco que reclama das condições de trabalho impostas pelo baixo orçamento da produção.

Dois documentários recentemente apresentados como trabalhos de conclusão de curso também serão exibidos na mostra: "Fotografia, identidade e emoção", dirigido pela dupla Angelita Alencar e Fabiano Araújo e "Cotidiano Eixo-Anhanguera", de Cleudo Edson.

"Fotografia, identidade e emoção" destaca o papel desempenhado pela fotografia enquanto meio capaz de ativar e conservar memórias pessoais, um espelho que reflete as imagens do passado e que por isso está vinculado à construção das identidades individuais e coletivas, nas sociedades contemporâneas. Estruturado no depoimento de pessoas que passaram dos 60 anos de idade, o documentário revira os álbuns de família em busca das lembranças mais longínquas, para então propor uma reflexão sobre a atual popularização da fotografia digital. A equipe de alunos visitou moradores de Senador Canedo e Goiânia - dentre eles, Francisco Camargo, pai da dupla de cantores sertanejos Zezé di Camargo e Luciano.

"Cotidiano Eixo-Anhanguera" faz a câmera embarcar na travessia vivida por cerca de 160 mil usuários do transporte coletivo, que todos os dias enfrentam um tumulto para disputar um espaço dentro dos veículos lotados, nessa que é a principal linha de ônibus de Goiânia e que liga a região leste à região oeste da cidade, em seus 17 km de extensão. O documentário foi escolhido para representar o estado de Goiás no 2º Perro Loco - Festival de Cinema Universitário Latino Americano, que será realizado pela UFG em novembro.

Outro vídeo que resulta de um projeto de fim de curso é o curta-metragem de ficção "Primeiro dos Anjos". Quem assina a produção é a "Sétima Arte" - produtora fictícia criada por um grupo de alunos para registrar as parcerias que fizeram durante o curso, chegando a realizar mais de cinco vídeos juntos. Para fazer esse curta, o grupo pesquisou a história e a técnica dos efeitos visuais na pós-produção cinematográfica, buscando encontrar soluções criativas e de fácil acesso para a aplicação em filmes digitais de baixo orçamento. O roteiro faz parte de uma trilogia de curtas idealizada pelo aluno Rafael Magalhães, tendo como personagens os anjos do céu: de passagem pela terra, eles manifestam desejos e vivenciam conflitos inerentes ao ser humano. Na trama, ambientada em uma fazenda no interior de Goiás, o primeiro dos anjos - Lúcifer (vivido por Carlos Cipriano) - é perseguido pelo Arcanjo Miguel (Délcio Filho), enviado por Deus para conter a ânsia do anjo banido de criar um descendente. No elenco também estão Raquel Cipriano e Zeus Veloso. Dirigido por Rafael Magalhães e Pedro Pio, o curta foi fotografado, montado e teve a supervisão de efeitos visuais assinada pelo experiente editor Isaac Orcino, que completa com J. Matheus e Marcel Bianchi o grupo de alunos recordista de exibições na Cambury Mostra Curtas.


Diversidade de técnicas e gêneros

A 4ª Cambury Mostra Curtas vai exibir uma série de outros vídeos inéditos, em um breve panorama que expõe a diversidade de técnicas e gêneros característica da produção universitária, como a vídeo-arte "Fotogramas", produzida pelos calouros do semestre passado na disciplina de Fotografia Básica; a animação "Abdução Sertaneja", de Guilherme Noleto, feita em massinha; "Fredox Design", uma paródia dos comerciais de TV criada por Freddy Carvalho; o documentário do aluno Eládio Vieira Jr., "Intervenção Urbana", que mostra o artista plástico Junior de Paiva desenhando na parede de vidro do laboratório da faculdade, após ministrar uma palestra; ou o documentário da aluna Carolina Pelá, que acompanha a polícia nas investigações do caso de assassinato da garota inglesa em Goiânia, "Cara Marie Burke".


Cambury apresenta 28 curtas no 4º FestCine Goiânia

A lista dos vídeos que concorrem este ano aos prêmios da Mostra Universitária do 4º FestCine Goiânia apresenta um total de 43 trabalhos provenientes de diversas instituições de ensino superior do estado de Goiás, sendo a Faculdade Cambury responsável pela maioria deles (27 vídeos), seguida pela UFG (6), UEG (5) e outras quatro faculdades com apenas um trabalho em competição.

Na última edição do FestCine, os alunos do curso de Fotografia e Imagem da Cambury conquistaram os dois prêmios principais da mostra universitária (cada prêmio no valor de 5 mil reais), além das quatro menções honrosas oferecidas por categoria técnica. O documentário "Gente Heróica", de Rodrigo Valle e Rogério Neves, faturou o prêmio estímulo da Secretaria Municipal de Cultura e também as menções pela montagem e pelo roteiro. Com os recursos do prêmio estímulo, Rodrigo Valle realizou um novo curta, "Semi-Novo" (foto no topo), dirigido em parceria com Marcus Vinícius de Brito, professor da Cambury e aluno da pós-graduação em Cinema. O curta é protagonizado pelo ator e professor Pedro Plaza e será lançado na programação do 4º FestCine Goiânia.


Serviço:

4ª Cambury Mostra Curtas

Local: Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro

Endereço: Rua 3 esq. com Rua 9, nº 1016, Galeria Ouro, Centro - Goiânia/GO

Data: 18 de outubro - sábado

Horário: 20 horas

Ingresso: R$ 1,00

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feed

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Charge - Almeida (Marcus Vinas)

Charge - Almeida (Marcus Vinas)