17 e 18/01/14 - Espetáculo Don Fernando marca os 48 anos de carreira de Ivan Lima

Em clima de festa, o ator Ivan Lima sobe ao palco do Teatro Goiânia para interpretar peça escrita especialmente para ele


Em homenagem ao autor espanhol Fernando Arrabal, um dos expoentes do Teatro do Absurdo, a peça Don Fernando foi escrita pelo ator e diretor paulista Ivan José para o amigo Ivan Lima, que comemora com esta curta temporada de apresentações seus 48 anos de carreira. Serão duas apresentações no Teatro Goiânia, com início às 21 horas, nos dias 17 e 18 de janeiro, com ingressos a 20 reais (inteira) e 10 reais (meia-entrada). 

De acordo com Lima, não se trata de um espetáculo biográfico, mas sim uma alusão às obras de Arrabal, como Cemitério dos Automóveis, Torre de Babel, O Arquiteto e o Imperador da Síria, Jovanes Barbaros Hoy e Lettre D’Amour, as duas últimas inéditas no Brasil, e muitas outras encenadas por grandes nomes do teatro mundial.  “Don Fernando explora a relação do velho e do novo, desses dois polos que formam o ser humano”, explica o ator, que convidou Rafa Ribeiro Blat para dirigi-lo e Thiago Lopes para dividir o palco. 

Com patrocínio da Lei Goyazes de Incentivo à Cultura, Don Fernando destaca o encontro de Chester e Tenniel, dois homens de épocas diferentes. Chester (Ivan Lima)  representa o antigo, o romântico, o poético, o sonhador, e Tenniel (Thiago Lopes), o jovem moderno, desprendido, perigoso, amoral. O encontro desses dois seres de personalidades antagônicas desencadeia sentimentos de violência e  perigo.

Para Ivan não é fácil interpretar os textos de Arrabal, um dramaturgo polêmico e extremamente provocador. “Sua obra propõe um passeio interno pelos sentimentos do homem. Aos 81 anos, ele continua a nos impressionar com seus textos, filmes, e seu  intenso vigor. Seus textos são de uma complexidade enorme. Sinto-me impulsionado a mergulhar no seu universo mais uma vez”, garante.  Ivan considera o espanhol o melhor poeta desses tempos violentos. “Ele cria personagens sem idade definida, usando uma linguagem e uma lógica que não fazem parte do mundo dos adultos.  Na sua obra são frequentes os jogos de palavras, o nonsense, a violência instintiva, as imagens colhidas no inconsciente”, assegura.

Com carreira consolidada no teatro e cinema no Rio e em São Paulo, o ator Ivan Lima pegou a estrada no final dos anos 1990 e foi parar na Índia, onde viveu por dois anos. Na volta, veio para Goiânia e daqui nunca mais saiu. Dirigiu espetáculos como Laio, texto escrito por H.Hyadt de S. Mello, para o Núcleo Freudiano de Psicanálise, e o premiado “Olho”, da Cia. Oops!!!. Em 2012, estreou no Teatro SESI o espetáculo solo Jogo do Poder – Monólogo Para Um Ator, escrito especialmente para ele pela amiga Maria Helena Kuhner. Com a produção, participou de festivais em Goiânia, Maranhão e Portugal e ganhou como melhor espetáculo e melhor ator em 2012.

Ex-galã dos filmes de Mazzaroppi, Ivan Lima atuou ao lado de nomes consagrados do teatro, como Marília Pêra, Irene Ravache, Joana Fomm, Darlene Glória, Paulo Autran e muitos outros.  Foi aluno de Ziembinsky e Eugenio Kusnet. 

O autor


Escritor, dramaturgo e cineasta, considerado um dos expoentes do Teatro do Absurdo, Fernando Arrabal nasceu em Melilla (Espanha), em 1932. Mora na França desde 1955.  Sofreu na pele os horrores da Guerra Civil Espanhola e os traumas dessa época estão impregnados na sua obra. Foi preso pelo regime franquista e julgado por causa do teor de suas criações.

Arrabal dirigiu sete filmes, publicou novelas, livros de poesia, vários textos para teatro, ensaios e a  famosa Carta al General Franco, dirigida ao ditador espanhol Francisco Franco. Seu teatro completo foi publicado em diversas línguas, e produzidos em dezenas de países. Apesar de ser um dos escritores mais controvertidos de seu tempo, tem recebido o aplauso internacional por sua obra (Grande Prêmio de Teatro da Academia Francesa, o Nabokov de novela, o Espasa de ensaio, o World's Theater).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feed

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Charge - Almeida (Marcus Vinas)

Charge - Almeida (Marcus Vinas)