Cinema e Vídeo

 27/08/10 - Peréio, há quem te ame

Por Paula Falcão e Julia Cotrim

Na sexta-feira (27/08), enfim chega à Goiânia uma das atrações mais esperadas do Perro Loco: Paulo César de Campos Velho, ou simplesmente Pereio.  Como é de se esperar esta grande personalidade do cinema nacional, conduzirá um debate que tem por referência o polêmico filme Iracema, uma transa Amazônica (dir. Jorge Bodanzky e Orlando Sena, documentário/drama, 90 min, 1974), proibido durante seis anos pela censura por evidenciar uma realidade diferente da exposta pela propaganda da ditadura militar. A construção da rodovia Transamazônica, símbolo do progresso e da expansão nacional, contribuía para diversos problemas na região como desmatamento, queimadas, trabalho escravo e prostituição infantil.

Pereio atuou em mais de 60 filmes (os mais recentes são: Nossa Vida Não Cabe Num Opala; Pereio, eu te odeio e Não Por Acaso).  Foi premiado nos festivais de Brasília - no qual levou o prêmio Candango de melhor ator por Harmana, em 2003, e melhor ator coadjuvante em 1978 por Chuvas de Verão; e Gramado – ganhando também dois Kikitos; um de melhor ator por Noite, em 1985, e melhor ator coadjuvante por sua atuação em As Aventuras Amorosas de um Padeiro, em 1985.

Participou de incontáveis peças de teatro, novelas (como Roque Santeiro, Gabriela e Duas Caras), minisséries (Presença de Anita, Amazônia – de Galvez a Chico Mendes, e Carga Pesada) e programas na televisão (como o Sem Frescura, do Canal Brasil). Segundo a lenda, é o narrador preferido por nove entre dez publicitários, graças à sua voz aveludada, e também ficou conhecido por ser um homem irônico e polêmico. Em 2008, por exemplo, numa entrevista à revista Veja, o ator criou uma campanha a favor da implosão do Cristo Redentor.

Em sua vasta carreira, Pereio é um símbolo fundamental na história da dramaturgia nacional e foi dirigido por Glauber Rocha, Arnaldo Jabor, Hector Babenco e Ruy Guerra. Atuou nas correntes artísticas como o cinema novo, o cinema marginal e a pornochancada. Os personagens de Pereio carregam traços de sua personalidade e ajudaram a construir a imagem pela qual é reconhecido: um homem de espírito anárquico, que faz da ironia e do deboche instrumentos de sua expressão. Prova disso era o seu costume de utilizar frequentemente a expressão “porra” ao final de cada frase, para pontuá-la.
__________________________________________________________________ 

28/08/10 - Sábado de premiações no Perro Loco

Por Paula Falcão e Júlia Cotrim

Neste, sábado (28/08) às 20h30, logo após a exibição do filme Viajo porque preciso, volto porque te amo (dir. Karim Ainouz e Marcelo Gomes, 71 min, ficção, 2009), o Perro Loco 4  divulga os vencedores das sete categorias de avaliação da Mostra Competitiva Universitária do Festival. Em seis o júri - formado pelo Pablo Lamar, diretor paraguaio; Francisco Filho César, diretor e roteirista; Carlos Magno, licenciado em animação e Belas artes; Rafael Urban, jornalista especializado em cinema; e Maria Fátima Martins, doutora em sociologia - define os vencedores. Há ainda o troféu direcionado a obra escolhida pelo voto popular.

Melhor Ficção, Melhor Documentário, e Melhor Animação recebem premiação de R$ 1000. As categorias do festival são completadas Melhor Experimentação de Linguagem, Melhor Expressão Cultural, Especial e Voto Popular. Todos os premiados ganham troféu confeccionado pelo Cérbera Criações e certificado do evento. Os filmes vencedores serão reprisados no domingo (29/08) no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro, no Centro, em três sessões: 12h30; 15h e 20h.

O troféu
O troféu do Perro Loco 4 que será entregue aos  vencedores das categorias da Mostra Competitiva é uma câmara preta, com fendas laterais e superior, iluminada internamente por LEDs – lâmpadas frias. Nessas fendas, têm-se fotogramas 35 mm, que ao serem iluminados, tornam-se visíveis ao observador. A obra foi criada por Alice Nascimento, Vinícius Vargas e Filipe Nagô – Cérbera Criações – e tem como uma das principais influências estéticas, o Bólide 18 de Helio Oiticica.

Até o ano passado, os troféus do festival faziam referência ao nome Perro Loco. Nas duas primeiras edições tinham forma de osso. No Perro 3,  a designer Alice Nascimento utilizou plástico reciclado para compor a forma de um cachorro. Em 2010, a composição do prêmio, assim como o próprio evento, pretende surpreender. “Resolvemos inovar no formato, fazendo referência direta ao cinema. Para isso, criamos uma ‘câmara escura’, que remete ao princípio da fotografia, e consequentemente do cinema”, afirmam os autores.

_________________________________________________________________________

De 30/08 a 10/09 - Programação da Mostra "O cinema feito em Goiás", no Cine UFG - Goiânia/GO

 ____________________________________________________________________
 
27 e 28/08/10 - Exibição do filme "O tigre e a neve" no Caffé Tarsia - Pirenópolis/GO
 ___________________________________________

27 e 28/08/10 - 1ª Mostra do Mundo Árabe - Goiânia/GO

Nos dias 27 e 28 de agosto tem 1ª Mostra do Mundo Árabe no Centro Cultural Eldorado dos Carajás. Tem sessão às 12h30, às 15h e às 20h. A entrada custa R$ 1,00. Mais informação pelo telefone 62 3218 2986.

_____________________________________________________________________

Pré Trailler do filme "Pereio eu te odeio" - Fiquei louca para assistir!









____________________________________________________________________


Arnaldo Jabour lança trailer de seu novo filme, "A Suprema Felicidade"

Acesse o site da Paramount e assista ao trailer de "A Suprema Felicidade", novo filme de Arnaldo Jabour: http://www.paramountpictures.com.br/asupremafelicidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feed

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Charge - Almeida (Marcus Vinas)

Charge - Almeida (Marcus Vinas)