Projeto cultural resgata a história do Brasil através da música

Projeto Arte Gira Nas Escolas apresenta espetáculo de encerramento no Teatro do IFG, com participação dos alunos das escolas contempladas

Texto: Alice Galvão
Fotos: Vittor Bruno

Durante a década de 1930, o Brasil se livrava da crise da República Velha, Júlio Prestes foi eleito e depois exilado por causa de um golpe de estado e Getúlio Vargas assumiu a chefia do Governo Provisório, marcando o fim da República Velha. Enquanto isso, as emissoras de rádio da época eternizavam uma trilha musical composta por um dos mais célebres sambistas do país: Noel Rosa. O compositor construiu uma carreira recheada de grandes sucessos populares, como a música “Com que roupa”. Morreu em 1937, aos 26 anos, nos deixando um legado de 230 obras.

Este panorama é só o início de uma abrangente cronologia apresentada no espetáculo “Passeando pela herança cultural brasileira”, realizado como encerramento das atividades do projeto “Arte Gira Nas Escolas”, da cantora Rainy Ághata. A apresentação será no dia 27 de setembro, no Teatro do IFG, que terá suas portas abertas ao público a partir das 19:30 horas. Rico em história do Brasil, o espetáculo tem como linha condutora as transformações da música popular brasileira ao longo dos tempos. 
Cantora Rainy Ághata resgata a história do Brasil através da música

Com arranjos de Gustavo Ribeiro, que também executa violão e guitarra, a banda é formada ainda por Hulk Pontes no contrabaixo, Danilo Rosolem na percussão, Everson Bastos no teclado, Jader Steter na bateria, Luiz Fagner no trombone e Manassés no trompete. Rainy Ághata convidará ao palco alunos das escolas contempladas pelo projeto, que ofereceu oficinas de canto e percussão. A apresentação, assim como as oficinas, serviram como estímulo e despertar de aptidões, promovendo a ampliação do nível de conhecimento e o despertar criativo dos alunos.
Oficina de percussão por Danilo Rosolem

O repertório traz 16 composições contextualizadas historicamente a partir de 1930 até os dias atuais. Os textos são encenados e apresentados pela atriz Andreydsa Luana, o cenário é assinado por Bruno Cabral e os figurinos, por Robson Parente.
Atriz Andreydsa Luana anima os alunos durante o show

O projeto tem patrocínio do Governo de Goiás, por meio da Lei Goyazes, e Papelaria Tributária. Apoio da Sandra Pires Imóveis e Governo Federal – IFG.

O Teatro do IFG fica na Rua 75, nº46, Centro de Goiânia. Telefone: (62) 3227-2700.

Vídeo do projeto:

Serviço:
Assunto: Espetáculo “Passeando pela herança cultural brasileira”
Data: 27/09/2013 (sexta-feira)
Abertura do Teatro: 19:30h 
Local: Teatro do IFG – Rua 75, nº46, Centro de Goiânia
Entrada Franca
Informações e confirmação de presença: (62) 8121-8690 / 9124-9904 / 8466-0682 
Lotação: 336 cadeiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feed

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Charge - Almeida (Marcus Vinas)

Charge - Almeida (Marcus Vinas)