O filme como aparato e herói

Jarleo Barbosa
(Foto: Thiago Carvalho)
Com exibição free, no próximo dia 16 de maio, o curta-metragem Atrás da História aposta na metalinguagem. O próprio filme protagoniza uma saga em busca de sua própria história e mocinha, funcionando ao mesmo tempo como aparato e herói. Dirigida pelo anapolino Jarleo Barbosa, 27, e com produção da Panaceia Filmes, a obra estreia às 21 horas, no Cinema Lumiére do Shopping Bougainville, em Goiânia. “A busca do filme é a busca de qualquer pessoa na tentativa de se encontrar, mas também é a busca de qualquer diretor quando quer contar uma história”, explica o diretor. É a primeira vez que a produtora lança um curta-metragem finalizado em 35mm.  Até então, eram realizados apenas em formato digital. 


Entre encontros e desencontros, o filme descobre o seu final.  Para além do roteiro, o Atrás da História se apoia em suas imagens, com uma bela fotografia e direção de arte que emolduram 7 minutos e meio de duração. “Após fazer os meus dois últimos filmes, o Julie, Agosto, Setembro, e o Faltam Duas Quadras, entrei numa crise de me questionar sobre o tipo de filme que eu gostaria de fazer. Acredito que o Atrás da História é reflexo desse momento. É um filme de busca, de busca de significado, de sentido”, comenta Jarleo.

Cena do filme com a atriz Verissa Noleto (Foto: Thiago Carvalho)
Atrás da História é um filme feito com recurso do prêmio estímulo do 7º Festcine Goiânia. Em parceria com a produtora goiana Tá na Tela Filmes, conseguiram criar um curta que mostra Goiânia sob diversas formas. “A produção foi filmada sabendo que iria virar película. Houve um cuidado nesse sentido, sobretudo por parte do fotógrafo Emerson Maia.”

Com uma equipe de 35 profissionais, entre fotógrafos, produtores, maquinistas, diretor de arte e figurinista, todo o curta-metragem foi filmado em Goiás. Já o som foi mixado no Rio de Janeiro e a imagem finalizada em São Paulo. Além das imagens, a música foi outro elemento que influenciou a finalização da obra.

A música-tema de toda a produção é Com a Ponta dos Dedos, do cantor alagoano Wado, com participações de Marcelo Camelo e Mallu Magalhães. Para a criação da trilha, o diretor convidou o paraense Guto Teixeira, já que haviam trabalho juntos no curta-metragem Faltam Duas Quadras.


Curta a Fan Page do filme: www.facebook.com/atrasdahistoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feed

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Charge - Almeida (Marcus Vinas)

Charge - Almeida (Marcus Vinas)