Entrevistas

Enfim lançada a página de entrevistas do blog! Espero que vocês gostem.
Para inaugurar esta seção, trago a entrevista que fiz com a escritora curitibana Eduarda Kiame, que lança seu segundo livro na próxima segunda-feira, 12. 
Sejam bem-vindos!

LITERATURA
Eduarda Kiame e seus Elfos Urbanos
Escritora conta que o segundo livro marca seu próprio amadurecimento e lhe dá uma visão do mundo em 360 graus

Alice Galvão
Em outubro de 2010 eu entrevistei para o blog a escritora curitibana Eduarda Kiame, uma garota de apenas 14 anos que estava prestes a lançar o primeiro livro de uma trilogia fantástica chamada “Elfos Urbanos”. Passados um ano e cinco meses, eis que recebo pelo facebook uma mensagem da própria autora avisando do lançamento da segunda obra da saga. Nada mais justo, então, do que convidá-la para mais uma entrevista, para saber o que mudou de lá para cá e como será a evolução da narrativa. Amadurecida Kiame lança “Elfos Urbanos – A Traição” na próxima segunda-feira, ainda pela editora Íthala. A recepção e sessão de autógrafos será no Café e Restaurante Quintana, em Curitiba/PR. Nossa conversa pela rede social foi curta mas promete continuação, pois a garota cresceu e hoje já consegue analisar assuntos como mercado literário brasileiro e a importância da literatura nas escolas. Mas estes serão assuntos abordados em um próximo bate-papo.

AG - Qual é a sensação de lançar seu segundo livro?
EK - É uma sensação muito boa poder saciar a "fome" dos leitores pela continuação e a minha também. Estou EXTREMAMENTE animada!
AG - O que amadureceu na garota e na escritora do primeiro para o segundo livro?
EK - Eu amadureci em relação ao mercado brasileiro literário e também acho que aprendi a lidar melhor com algumas situações, como falar do livro em público.
AG - Você é do time do Luis Fernando Veríssimo, que prefere escrever a falar, rs?
EK - Com certeza! É muito mais fácil!

AG - Se não me engano, conversamos pela primeira vez em outubro de 2010, quando você lançou "Elfos Urbanos - A Escolha" com apenas 14 anos de idade. Como foi a repercussão e o que você espera do "A Traição"?
EK - A repercussão foi muito boa! É muito gratificante ouvir meninas da sexta série dizendo: "seu livro é muito bom! eu adorei!". Eu tento me manter positiva a respeito de tudo e espero que quem leu o primeiro livro leia o segundo e goste!
AG - Você havia me dito também que o primeiro livro seria a apresentação da personagem – a Anna Maria – e que neste você entraria mais no mundo fantástico dos elfos. Me conte um pouco de como foi esse processo criativo.

EK - Sim!! Nossa parece que foi ontem que a gente conversou pela primeira vez! Então, eu "entrei" mais ainda nesse mundo dos elfos. Eu sinto que a visão da Anna Maria sobre tudo era de 180 graus e agora no segundo livro é de 360 graus. Assim como o meu campo visual sobre a vida, o dela também aumentou. Acho que tudo faz parte do processo de amadurecimento. O meu e o dela estão profundamente ligados.
AG - Parece que foi ontem mesmo! É muito bonita a forma como você reflete sobre a obra e se reflete nela. O que as pessoas à sua volta acham disso?
EK - Muita gente me fala que me vê na personagem. Eu acho isso natural. Mas tenho claro em minha mente que eu e a Anna somos pessoas completamente diferentes. Minha mãe acha que é impossível fazer a separação total de autor e personagem, mesmo que você seja um autor experiente. E eu concordo com ela.
AG - Talvez isso se dê por que uma obra de arte é construída a partir das vivências, valores e experiências do autor, cheia de elementos do subconsciente né? Mas me diga por que você escolheu o universo dos elfos como ambiente?
EK - Concordo com você! Os elfos me chamaram a atenção! Eu tive uma fase em que só li sobre eles e acho que isso também ajudou e desde sempre eu tive uma ideia de uma menina metade humana e metade algum outro ser místico.
AG - E você fantasiava ser essa menina, rs?
EK - Não, isso não. Já me imaginei sendo muitas coisas, mas nunca como a Anna Maria exatamente. hahaha
AG – kkkkkk. Foi uma delícia falar com você novamente, pena que não temos mais tempo... mas desejo muito sucesso no lançamento do seu segundo “filho”! Quer fazer alguma consideração para encerrarmos?
EK - O prazer foi meu, Alice querida!! Eu quero convidar a todos para curtir a página da trilogia Elfos Urbanos no facebook: www.facebook.com.br/ElfosUrbanos e também dizer que o livro está disponível para compra no site das Livrarias Cultura.

3 comentários:

  1. Adorei!!! Muito obrigada, alice!!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada pela oportunidade, Alice!! Adorei!!

    ResponderExcluir
  3. Eu amo os livros dela!
    Espero que essa série não seja a única, pois adoro livros com essa ficção!
    E obrigado Alice por ter feito essa entrevista com ela, obrigado mesmo.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Feed

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Charge - Almeida (Marcus Vinas)

Charge - Almeida (Marcus Vinas)