Inscrições para o Festival Home Theatre


Estão abertas até o dia 8 de fevereiro as inscrições de moradores do Rio interessados em transformar suas casas em palcos, de pessoas que tenham histórias para dividir e de atores que queiram encenar essas histórias ou suas próprias cenas


Renata Van Boekel

Teatro no aconchego do lar. Para quem mora no Rio, a proposta encurta distâncias entre público, autor e elenco. Em sua primeira edição, o Home Theatre, um festival de teatro que acontecerá dentro das casas dos moradores de diversas partes da cidade do Rio de Janeiro, está com inscrições abertas até o dia 8 de fevereiro. 50 casas espalhadas por regiões diferentes da cidade, incluindo favelas e conjuntos habitacionais, recebem histórias, cenas, atores e atrizes de todo o país. Dentre as cenas selecionadas, dois prêmios, de R$ 5 mil cada, serão distribuídos, um pela Melhor Interpretação e outro pela Melhor Cena. O endereço do site para inscrição gratuita é www.festivalhometheatre.com.br.

Enquanto os artistas inscrevem seus trabalhos pelo site, moradores de toda a cidade serão mobilizados a inscrever a sua casa como local de apresentação das cenas e também suas histórias de vida que gostariam que fossem encenadas. Essas "casas de espetáculo" localizadas em diferentes regiões da cidade, de diferentes classes sociais, comporão o mapa da programação. Em cada casa a cena de no máximo 20 minutos será apresentada, atingindo três plateias distintas: convidados do morador, convidados da produção e público espontâneo. Ao fim de cada apresentação, serão destinados mais 20 minutos de conversa, entre elenco e espectadores, com temas lançados pela organização do festival pertinentes à obra.

Faustini, criador do projeto, conversa com o público no processo experimental

Quatro tipos de inscrições poderão ser feitas no site do Festival (www.festivalhometheatre.com.br):
Ator/atriz - Os atores que gostariam de interpretar cenas de histórias de vidas inscritas pelo site devem, além de preencher a ficha de inscrição, enviar fotos e/ou links do Youtube de algum trabalho anterior. 
Cenas - Atores que gostariam de interpretar uma cena sua autoria. Porém, além de preencher a ficha de inscrição, é obrigatório mandar um link com o ator/atriz (o mesmo que está efetuando a inscrição) interpretando a cena, que deve ser um monólogo, ter no máximo 20 minutos de duração e o mínimo de cenário possível. 
Casas - Pessoas espalhadas pela cidade do Rio de Janeiro que desejem abrir suas casas podem se inscrever no festival somente preenchendo a ficha de inscrição. 
Histórias de vida - Pessoas que gostariam de contar algum trecho de suas histórias pessoais podem se inscrever, mas, além de preencher a ficha, devem escrever um pequeno resumo no campo de texto no fim da ficha de inscrição.
Serão aceitas inscrições do Brasil inteiro, menos para categoria "casa", que se restringe à cidade do Rio de Janeiro.

Além da ação principal, de caráter itinerante, o festival contará com uma casa-sede (local a definir), onde serão realizados palestras, workshops e a apresentação de todas as 50 cenas selecionadas.

Home Theatre nas Redes Sociais:
E-mail: contato@festivalhometheatre.com.br
Fanpage no Facebook: www.facebook.com/festivalhometheatre
Fotos no Flickr: www.flickr.com/festivalhometheatre
Vídeos no Youtube: www.youtube.com/festivalhometheatre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feed

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Charge - Almeida (Marcus Vinas)

Charge - Almeida (Marcus Vinas)