Banda Focus no Bolshoi Pub

Dia 04 de março, Quinta, tem Banda Focus no Bolshoi Pub. Ingressos podem ser adquiridos na American Music (62 3954 2202) ou na Harmonia Musical (62 3240 0800)

A banda holandesa de rock progressivo iniciou sua trajetória no inicio dos anos 70 tem como integrantes Thijs Van Leer (teclados, flauta e vocal), Niels van der Steenhoven (guitarra), Bobby Jacobs (baixo) e Pierre van der Linden (bateria).

Para mais informações acesse: http://www.bolshoipub.com.br/eventos/04-03-2010?news=1

Grito Rock RJ

Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba abre inscrições para seleção de estudantes brasileiros

As inscrições para o Processo Seletivo 2010 / 2013 da EICTV no Brasil estarão abertas até o dia 10 de março. As provas serão aplicadas nos dias 12 e 13 de março, em cinco cidades: Belo Horizonte / MG, Recife / PE, Florianópolis / SC, Campo Grande / MS e Belém / PA.

Serão oferecidas sete especializações - Direção, Produção, Roteiro, Fotografia, Som, Documentário e Edição. Cada candidato deverá optar por uma destas especializações.

Do Brasil, serão selecionados de quatro a seis candidatos que irão fazer parte de um grupo de 40 estudantes de todo o mundo, principalmente da América Latina. O curso tem duração de 3 anos. O início está previsto para setembro de 2010 e término em julho de 2013.

Condições e documentos exigidos:

Os documentos e materiais serão entregues no dia 12/03, antes dos exames escritos.

1) Nacionalidade brasileira.
2) Ter Idade entre 22 e 29 anos (nascidos entre 1980 e 1988).
3) Preencher e enviar por e-mail a ficha de inscrição para a comissão do local onde fará a prova (O candidato deve levar uma cópia impressa, no dia da prova).
4) Apresentar Certificados legais de estudos que demonstrem que concluiu dois anos de estudos superiores sistemáticos, técnicos ou universitários em qualquer carreira. (Apresentar os Títulos ou Diplomas em fotocópias legais).
5) Responder a duas provas escritas, sendo uma de conhecimentos gerais sobre aspectos culturais e outra da área específica, eleita pelo candidato. Os aprovados passarão também por uma entrevista oral.
6) Apresentar seu currículo impresso.
7) Apresentar Carta de motivação, com não menos que 3 laudas, que justifique seu interesse em estudar cinema. No caso de este texto estar escrito em português, o candidato deve apresentar uma cópia em espanhol.
8) Apresentar um Auto-retrato do candidato, em qualquer suporte, técnica ou formato.
9) Apresentar um Arquivo pessoal (de materiais em cine, vídeo, foto fixa, música, artes gráficas, literatura, teatro, imprensa, etc.) em cuja elaboração haja participado ou desempenhado um papel significativo e criativo, e que seu nome figure nos créditos da mesma.
11) Pagar a taxa de inscrição de 50 reais (o pagamento deve ser efetuado em dinheiro, no dia da prova).
12) Entregar seis fotos, tamanho 10x10cm. Uma das fotos deverá ser afixada no local apropriado da ficha de inscrição.
13) Certificado médico de aptidão física e mental.

Processo de seleção

Cada candidato responderá à 2 provas escritas: uma prova de conhecimentos gerais e uma prova correspondente à especialização que escolheu. Os candidatos aprovados nas provas escritas serão entrevistados no dia seguinte pela comissão julgadora, que realiza uma pré-seleção indicando os melhores candidatos em cada especialização. Caso haja necessidade, algumas entrevistas serão realizadas no domingo, dia 14 de março. Os candidatos que tenham vindo de outras cidades terão prioridade, na ordem das entrevistas. O Conselho Docente da EICTV, sediado em Cuba, faz a seleção final. Os nomes dos candidatos selecionados devem ser anunciados na segunda quinzena de junho.

As provas escritas acontecem a partir das 8 h da manhã, do dia 12 de março.

Matrícula

A matrícula para os três anos tem um custo de cinco mil euros por ano. Forma de pagamento: à vista (em setembro) ou em duas parcelas (setembro e janeiro). Alunos brasileiros pagarão parte do valor, sendo que o restante será subsidiado pelo Ministério da Cultura, por meio da Secretaria do Audiovisual.

Os estudantes que ingressam no curso regular têm direito a hospedagem em quartos individuais, alimentação, transporte entre Havana e San Antonio de los Baños, assistência médica primária e de emergência, material escolar e produção integral dos trabalhos em cinema e vídeo.

Informações e inscrições:

As fichas de inscrição serão disponibilizadas pela internet através dos sites da Associação Curta Minas / ABD-MG (www.curtaminas.com.br), da Página 21 / PE (www.pagina21.com.br), do Instituto Selvino Caramori / SC (www.instselvinocaramori.org.br), e dos blogs da Associação de Cinema e Vídeo-MS / ABD-MS (acvms.blogspot.com) e da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas / ABD-PA (eictvpara.blogspot.com).

Após o preenchimento, a ficha de inscrição deverá ser enviada por e-mail para a cidade onde se pretende realizar os exames.

Belo Horizonte / MG
eictvbh@yahoo.com.br

Recife / PE
eictv@pagina21.com.br - Página 21

Florianópolis / SC
eictv@instselvinocaramori.org.br
Instituto Selvino Caramori (49) 3567-0011

Campo Grande / MS
candal.abdms@gmail.com
ACV-MS (67) 3306-8069 / (67) 9608-7066 (Cândido)

Belém / PA
eictvpara@gmail.com
MIS / PA (91) 4009-8817 / (91) 9143-5111 (Afonso Gallindo)

Os Caçulas e Goiânia Canto de Ouro

No Café Cultura do Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro o grupo “Os Caçulas” se apresentará nos dias 25, 26 e 27/02 às 20h e às 22h45. Às 21h dos mesmos dias, terá programação do projeto Goiânia Canto de Ouro com Bel Maia, Cristina Guedes, Fernanda Guedes, Ingrid Goldfeld, Marcelo Maia, Fred Valle, William Cândido e Gleissom. A direção do show é de Marcelo Maia e a iluminação fica a cargo de Rodrigo Assis. Para o teatro os ingressos custam 10 reais (inteira) e 5 reais (meia). O Goiânia Ouro fica na rua 3, esquina com Rua 9, n. 1016, Galeria Ouro, Centro. Mais informações pelos telefones 62 3524 2541 e 62 3524 2542 ou pelo site http://www.goianiaouro.com/

Balé do Estado de Goiás se apresenta no Martim Cererê-Goiânia/GO

Também amanhã, e grátis, tem espetáculo de dança "Eu Sem Você, Você Sem Ninguém", com o Balé do Estado de Goiás e direção de Gisela Vaz, a partir das 20h30 no Centro Cultural Martim Cererê.

Oficina Gratuita no Espaço Quasar

Amanhã, das 19h às 21h e no sábado (27), das 14h às 16h, dentro da programação da Mostra “Paralelo 16”, o Espaço Quasar oferecerá a oficina “Conexões entre Dança de Rua e Dança Contemporânea”, com Vanilton Lakka (MG).

Podem participar dançarinos com idade mínima de 16 anos, com formação intermediária em dança contemporânea e Breakdance (B. Boy's e demais).

As vagas são limitadas e as inscrições serão feitas exclusivamente por telefone, das 14h às 20h. O número é 62 3251 5580.

O Espaço Quasar fica na rua T-28, número 729, Setor Bueno.

Mais informações no blog http://paralelo16danca-2010.blogspot.com/

Fotografias de Miss Aniela

Visitei o site da fotógrafa e modelo Miss Aniela e adorei!!!

Vale a pena conferir:
http://www.missaniela.com/

Sessão gratuita de cinema no IMS-RJ

Será promovida gratuitamente pela revista Cinética, na próxima quinta-feira (25/02), a exibição dos filmes Vozes Distantes, de Terence Davies; e O Nascimento do Amor, de Philippe Garrel (foto). Ambos serão exibidos no Instituto Moreira Salles, em cópias 35mm legendadas em português. Após a apresentação da segunda obra, será realizado debate. A cópia de O Nascimento do Amor foi cedida pela Cinemateca da Embaixada da França no Brasil.


A curadoria do projeto tem a intenção de programar obras importantes, de circulação restrita nas salas brasileiras, respeitando ao máximo as características originais de projeção de cada filme. Além disso, críticos da revista produzirão textos especiais para as sessões – que serão distribuídos no local.

O IMS fica na rua Marquês de São Vicente, NR 476, Gávea, CEP: 22451-040, Rio de Janeiro – RJ. A sala tem capacidade para 113 lugares, WiFi, acesso a portadores de necessidades especiais e estacionamento gratuito.

Mais informações pelo telefone 21 3284 7400, ou pelo site www.ims.com.br.

Lançamento do livro Media Trainning, de Nancy Alberto e Reinaldo Passadori-São Paulo/SP

Apresntação gratuita de teatro na Rua do Lazer-Goiânia/GO

Sábado, 27, às 20h, tem apresentação gratuita da peça teatral “A História da Mudança da Capital: Goiânia”, com os atores Altino Barros e Mara Lua, com acompanhamento musical de Alexandre Nasinha e Gustavo Elias. O texto e direção são de Divanir Pimenta e do grupo de Catira Mirim do Jardim das Aroeiras, sob coordenação do Catireiro Miguel Prudêncio. A peça será encenada no Teatro Liberdade, que está sendo construído na Rua 8 - Rua do Lazer, n° 368 (viela da igreja – fundos). Mais informações pelos telefones 62 3223 3546 e 9695.1079 ou pelo e-mail teatroliberdade@hotmail.com.

Luciana Clímaco e grupo Sertão no Martim Cererê

Amanhã tem Luciana Clímaco e grupo Sertão a partir das 21h30, no Centro Cultural Martim Cererê. O ingresso custa 10 reais.

Dica de Leitura

Hoje visitei o Blog do JEFHCARDOSO. Gostei e recomendo:
http://jefhcardoso.blogspot.com/

Espetáculo Duplice no Martim Cererê-Goiânia/GO

Amanhã tem Espetáculo Duplice, com Rodrigo Cruz e Rodrigo Cunha, às 20h30, no Centro Cultural Martim Cererê. Os ingressos custam 10 reais (inteira) e 5 reais (meia). O Martim Cererê fica na rua 84-A, setor Sul. Mais informações pelo telefone 62 7811 8989 ou pelo e-mail ludicaproducoes@gmail.com.

Festa do Barão-Sorteio de ingressos

Grupo de samba Pedra do Sal no Thiosti Bar e Restaurante-Goiânia/GO

Oficinas gratuitas do projeto Ciranda Cultural do Cerrado-Goiânia/GO

Repercussão do IV Encontro de Blocos de Goiânia

Queridos leitores e seguidores do blog,

É por indignação e respeito aos amigos artistas, produtores e colaboradores do projeto de resgate do carnaval de rua de Goiânia (que por sinal não tem nada a ver com "muvuca" ou baderna, mas sim com educação musical, preservação do patrimônio imaterial, criatividade e alegria) que faço questão de sair um pouco da linha do blog e publicar aqui o apelo do colega Christiano Verano e a reprodução da matéria da jornalista Rafaella Carvello, do jornal Diário da Manhã acerca das agressões sofridas pelos artistas dos grupos musicais que se apresentaram em Goiânia neste feriado.

Como todos vocês sabem, sou também cantora, fui convidada a participar da apresentação do grupo Coró de Pau e aceitei, mas não pude estar no evento por problemas particulares. Por isso me sinto também espancada e ofendida.

Agradeço o carinho de vocês e peço que reflitam um pouquinho sobre o caso e ajudem a divulgar.

Texto 1, de Christiano Verano (MITO Projetos Sócio-Culturais)

Caros amigos, colegas e parceiros,


Foi com muita tristeza que assisti a primeira noite do IV Encontro de Blocos de Goiânia terminar na delegacia, com 5 pessoas detidas e outras dezenas machucadas pelas agressões da polícia militar.

Três professores do projeto Lixo Ritmado Batuque Reciclado foram agredidos por policiais, dois deles detidos, dentre eles meu irmão, Thiago. Ao tentar proteger sua esposa, que levava safanões dos cavalos da PM e teve os cabelos puxados por um policial montado, foi reprimido com spray de pimenta no rosto e golpes de cassetete. Foi golpeado e contido por três policiais, algemado e detido, sob a alegação de desacato a autoridade e resistência à prisão.

Minha cunhada e outras tantas pessoas que fotografaram e filmaram o episódio tiveram suas câmeras fotográficas e celulares roubados pelos policiais. Uma amiga foi cercada por 3 policiais montados e um deles disse a ela: "Passa a câmera, vagabunda!!"

Foi triste ver que em quatro anos de Encontro de Blocos no carnaval de Goiânia, esta foi a primeira ocorrência de tumulto, provocado justamente pela instituição que deveria primar pela segurança pública e do público. Mais uma vez a polícia militar dá um exemplo de que ainda convivemos com traços da ditadura no Brasil e mostra como nossa democracia ainda é frágil.

Enfim, no segundo dia do evento, os professores do projeto Lixo Ritmado, mesmo revoltados com o ocorrido e com os corpos ainda doloridos pela agressão sofrida no dia anterior, mantiveram a programação e levaram seus dois blocos de percussão de lixo e sucata (Batuque Revolução e bloco Vida Nova) para se apresentar. As 55 crianças e adolescentes do projeto tocaram bonito e passaram sua mensagem de paz.

Agora estamos mobilizando todas as pessoas envolvidas neste lamentável acontecimento para que esses maus policiais (incluindo o comandante da operação) sejam identificados, julgados e condenados pelos abusos cometidos. De preferência que sejam expulsos da corporação, pois não honram o emprego público que têm. Só assim poderemos voltar a construir este belíssimo movimento de resgate do carnaval de rua de Goiânia. Um evento democrático, que beneficia toda a população e valoriza nossa cultura e grupos artísticos da capital.

Espero, de coração, poder contar com a solidariedade de todos.


Texto 2: matéria de Rafaela Carvello publicada no Diário da Manhã publicada em DM 14/02/2010


Estudantes e foliões reclamam de violência policial

A alegria e tranquilidade da primeira noite de desfiles dos blocos de rua na Avenida Araguaia terminou com repressão policial. Após a apresentação do grupo De Volta ao Samba, uma barreira de contenção foi formada pela cavalaria da Polícia Militar em frente ao palco. Participantes foram agredidos com coronhadas e spray de pimenta. Cinco pessoas acabaram detidas por desacato. A PM afirma que os policiais reagiram a um copo de cerveja lançado contra um soldado.

Segundo os participantes do evento, ao final do show uma das anfitriãs agradeceu a presença das pessoas e se despediu, enquanto os policiais se posicionavam. De acordo com o advogado Gregório Alexandre de Castro, 34, um dos presos acusado de desacatar a autoridade policial, os policiais nada disseram aos participantes do evento. Preocupados em desocupar o local, os policiais partiram para o público com spray de pimenta e cassetetes.

O arrastão promovido pela Polícia Militar deixou pelo menos 20 pessoas feridas. Gregório, por exemplo, foi a vítima com maior escoriações. Após ser preso, ele foi encaminhado ao 1º Distrito Policial, onde desmaiou. Foi levado ao Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo) e ficou constatado traumatismo craniano moderado. Ainda na madrugada, ele foi transferido para o Hospital Neurológico.

Para a esposa do advogado, Osana Rosa de Araújo Castro, 26, que presenciou o marido ser agredido e não pôde fazer nada, a atitude representou um ato de barbaridade. "Os policiais encostaram duas moças e um rapaz num carro e começaram a bater muito. Meu esposo tentou separar e cinco policiais o agrediram até ficar totalmente machucado. O algemaram e o levaram preso", relata Osana.

A Polícia Militar afirma que os policiais tentaram conter um homem que jogou um copo de cerveja em um dos militares. E durante a autuação outras pessoas começaram a agredir os policiais em defesa do jovem que estava sendo preso. "A PM estava tentando evacuar o ambiente, quando um grupo de jovens resistiu", afirmou Bites, major da PM.

A organização do evento tem uma parceria com a PM para que a segurança do local seja assegurada. Segundo as vítimas, os policiais não estavam identificados. Alguns usavam colete a prova de bala e tinham as mangas da farda onde o nome está grafado dobradas. Luciana, professora municipal, foi uma das primeiras vítimas da agressão. Ainda estava em frente ao palco esperando por amigos quando foi atingida nos olhos com spray de pimenta. Permaneceu alguns minutos no chão quando foi recolhida.

Minutos após abrir os olhos, visualizou uma amiga de vestido sendo arrastada por um dos policiais da cavalaria. Após as prisões e a dispersão do público, um grupo de manifestantes se concentrou na porta do 1º DP. Estudantes universitários, familiares dos detidos, vítimas do arrastão, religiosos e o deputado Mauro Rubem (PT) protestaram em frente ao prédio. A polícia, preocupada com um possível motim, acionou reforço policial para a delegacia.

Segundo Mauro Rubem, a atitude policial no incidente é retrato do despreparo. "As vítimas estão sendo tratadas como acusados. É mais uma prova da falta de preparo e de atitudes de preconceito com determinados grupos sociais", afirma o deputado.

A segunda noite de carnaval na Avenida Araguaia no setor Central teve início com a apresentação dos cinco blocos de rua: companhias Boca em Boca, Boca de Lixo, Bumba Meu Boi, Bloco de Pequi e Revolução de Goiânia fizeram a alegria do público.

Jorge Antunes estréia da “Ópera de Rua” em apresentação gratuita-Brasília/DF

Inaugurando o gênero “Ópera de Rua”, o maestro Jorge Antunes estreará no próximo dia 20 a sua mais nova obra, intitulada “Auto do Pesadelo de Dom Bosco”. A apresentação será às 16 horas, na Praça Vermelha do Conic, em Brasília, com entrada franca.
 O enredo se passa num Tribunal da Idade Média, com o julgamento de corruptos. O Juiz dá direito de defesa a todos. O povo se inflama e acusa. Todos são condenados.

A linguagem musical usa o modalismo, alternando estéticas medieval e nordestina.

Galhardas e Motetos se alternam a Baiões e Repentes. A proposta recupera as atuações de menestréis e cantadores na rua, mesclando erudito e popular.

O grupo que apresentará a ópera de rua é formado de mais de 70 pessoas, com cantores, músicos instrumentistas, coristas e dançarinos.

O libreto completo está em:
http://www.americasnet.com.br/antunes/opera-de-rua

UFG abre Curso de Especialização em Produção e Gestão de Projetos Culturais

Em parceria com o Pontão de Cultura República do Cerrado, a Universidade Federal de Goiás abre inscrições para o Curso de Especialização em Produção e Gestão de Projetos Culturais. O início das aulas está previsto para 22 de março e é exclusivo para portadores de diploma. Para receber o programa e saber mais sobre como se candidatar, basta entrar em contato com a coordenação do programa pelo e-mail republicadocerrado@gmail.com.

Carta Denúncia do artista Abílio Carrascal

A carta refere-se ao Domingo de Carnaval, 14 de fevereiro de 2010.

Carta de Descontentamento Pelas ações da Polícia Militar do Estado de Goiás

Devido a vários fatores, Goiânia não tem uma tradição nacionalmente significativa de carnaval de Rua.

Mesmo assim, uma série de artistas se mobiliza para instituir um carnaval digno e bonito na nossa capital.

Acontece que há muito tempo essa classe suspeita de que o poder público, por alguma razão, apóia precariamente e não promove nosso carnaval de rua.

Na sexta feira passada, na avenida araguaia, ao lado do mutirama, após o show do grupo De Volta ao Samba, mais ou menos meia noite e meia (ou seja, já no sábado),   os policias se posicionaram em frente ao palco. Policias “a  pé” e cavalaria, sob o comando do tenente Sampaio, porém SEM IDENTIFICAÇÃO individual, e incitaram os foliões a se dispersarem do local.

O fato é que foi muito rápido. Era impossível liberar o local em 5, dez minutos que fosse, e também não há justificativa, vejam bem... NÃO HÁ JUSTIFICATIVA, para o local ser evacuado tão rápido. E se houver, convido as autoridades a nos apresentar.

Algumas pessoas tentaram fotografar e gravar, mas tiveram seus equipamentos furtados pela polícia e destruídos.

Após vários foliões, a grande maioria amigos, serem agredidos com spray de pimenta , cacetetes de borracha, golpes de cavalos, e imobilizações corporais, fomos em forma de protesto, imediatamente ao 1º DP, prestar uma queixa coletiva. A polícia ainda estava tentando reprimir a nossa ação, utilizando de truculência na forma de dirigir as viaturas, bombas de efeito moral, e vários insultos verbais.

É triste trabalharmos com cultura em uma cidade onde somos confundidos com marginais, arruaceiros. E somos espancados sem nenhum motivo, por uma instituição que inicialmente contávamos para garantir a paz, a ordem e a segurança neste evento. E foi a causadora da desordem, insegurança e da agressão de natureza física, verbal, e principalmente moral.

Temos que mobilizar a sociedade para agir. Formar opinião e buscar nossos direitos. Chega de abaixar a cabeça e encarar a polícia apenas como “autoridade”, pois ela deveria ser a segurança do cidadão.

Lastimável.

Abílio Carrascal (ator membro da Cia de Teatro Nu Escuro e músico componente do grupo De Volta ao Samba)

Hosana Bezerra na Geometric Abstraction

Enviado por Adriano Galvão

Seis pinturas do artista plástico Hosana Bezerra foram selecionadas para participar da exposição Geometric Abstraction da galeria virtual Still Point Art Gallery, com sede no estado de Maine dos Estados Unidos da America.

Os trabalhos ficarão expostas virtualmente até o dia 6 de Abril. O link da exposição é http://www.stillpointartgallery.com/index.php

Vale mencionar que a terceira página da exposição dá destaque a uma das telas do artista, que foi lavador de carro da Câmara dos Deputados, pintor de faixa e jardineiro do Lago Sul.

Mais informações pelo site http://www.hosanabezerra.com

Oficinas do Sesc com inscrições abertas

Programação do Grito Rock 2010

13/02/2010 (sábado de carnaval)
SHOWS MONSTRO + FÓSFORO
DJ SET ELETRO ANIMALS PROJECT
04:15 DJ Leandro Porto
03:30 DJ Gabb
02:45 Roque choque
02:00 DJ Cadilac
01:15 Diego de Moraes e o Sindicato - http://www.myspace.com/diegodemoraes
00:30 Capitão Cometo (BA) - http://www.myspace.com/capitaocometo
23:00 Facas Voadoras (MS) - http://www.myspace.com/facasvoadoras
21:30  The Pro (DF) - http://www.myspace.com/bandathepro
20:45 V Coletivo (Ivo Mamona, MC Dyskreto e convidados) http://www.youtube.com/watch?v=y3N3ff0X-3k
20:00 Alarde (SP) - http://www.myspace.com/alarde
19:15 Veniversun (MT) - http://www.myspace.com/veniversumrock
18:30 Novos Vinis (Anápolis-GO) - http://www.myspace.com/novosvinis
 
14/02/2010 (domingo de carnaval)
SHOWS MONSTRO + FÓSFORO
DJ SET CAFOFO AMBIENTE PARTIES 
04:15 DJ Manga
03:30 DJ Macelle Vaz
02:45 DJ Fabrício Nobre + Kika
02:00 DJ Heitor
01:15 Black Drawing Chalks - http://www.myspace.com/blackdrawingchalks
23:00 Johnny Suxxx and the Fucking Boys - http://www.myspace.com/johnnysuxxx
21:30 Desalma (PE) - http://www.myspace.com/desalma
20:45 Bang Bang Babies - http://www.myspace.com/bangbangbabies
17:45 Distorce
17:00 Sem Saída
 
 
O Grito Rock é um festival filiado à ABRAFIN
 
O Grito Rock teve suas bandas selecionadas via Toque No Brasil 
 
O festival também é parte do Goiânia Convention & Visitors Bureau http://www.goianiaconvention.com.br/

Agenda do grupo Arte e Fatos

Curso de empreendedorismo musical

Curitiba sedia Conferência Internacional de Cidades Inovadoras

Enviado por Agência de Notícias do Terceiro Setor 

Promovida pelo Sistema Fiep, a CICI2010 trará mais de 80 especialistas nacionais e internacionais para debater soluções que promovam a sustentabilidade e a prosperidade econômica e social nas cidades

Entre os dias 10 e 13 de março, Curitiba receberá mais de 80 especialistas de todo o mundo que irão debater caminhos para a construção de realidades urbanas mais inovadoras, prósperas e humanizadas. Uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI2010) trará experiências de sucesso em planejamento urbano, sustentabilidade, mobilidade, gestão e políticas públicas, entre outras, que transformaram cidades em ambientes propícios ao desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Entre os nomes de peso que participarão da conferência estão Steve Johnson (EUA), autor de seis best-sellers que influenciaram desde ações de planejamento urbano até a luta contra o terrorismo; Pierre Lévy (Canadá), filósofo que estuda o conceito de inteligência coletiva; Marc Giget (França), diretor-fundador do Instituto Europeu de Estratégias Criativas e Inovação; Jaime Lerner (Brasil), arquiteto e urbanista, ex-prefeito de Curitiba; Jeff Olson (EUA), arquiteto e urbanista envolvido em projetos que contemplam espaços verdes e meios de transporte alternativos; Marc Weiss (EUA), presidente do Global Urban Development e líder do projeto Climate Prosperity; Clay Shirk (EUA), professor de Efeitos Econômicos e Sociais das Tecnologias da Internet e de New Media na New York University; e o arquiteto Mitsuru Senda (Japão). A lista completa e o currículo dos palestrantes estão no site www.cici2010.org.br.

Representantes de mais de 50 cidades, de todos os continentes, já confirmaram presença na CICI2010. O evento acontecerá dentro da área de mais de 80 mil metros quadrados do Cietep, sede da Fiep no Jardim Botânico que tem localização estratégica, com acesso fácil e rápido ao Aeroporto Internacional Afonso Pena e a apenas 5 quilômetros do centro de Curitiba. São esperados cerca de 1.500 inscritos, que participarão de uma série de atividades durante os quatro dias da conferência.

“A inovação é o único caminho para construirmos uma sociedade sustentável. E para que as empresas brasileiras e todo o País inovem é preciso, antes de tudo, que nossas cidades sejam inovadoras”, afirma o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. “A CICI2010 será uma grande oportunidade para que possamos pôr nossas cidades definitivamente na rota da inovação”, acrescenta.

Copromovida pelas prefeituras de Curitiba, Lyon (França), Bengaluru (Índia) e Austin (Estados Unido s) e com apoio institucional das Nações Unidas, a conferência é dirigida a empresários, gestores públicos, pesquisadores, estudantes e interessados em inovação. O evento está dividido em quatro grandes temas: “O reflorescimento das cidades”, com experiências de inovações sociais e tecnológicas para a construção de um novo ambiente urbano; “A reinvenção do governo a partir das cidades”, que trará inovações em gestão e experiências de inovações políticas e da cidade como sistema vivo; “A governança do desenvolvimento nas cidades”, uma mostra de experiências de inovações para o desenvolvimento local e apresentação de experiências de inovações para a sustentabilidade; e “Cidade-rede e redes de cidades”, que servirá para a formação do núcleo da Rede de Cidades Inovadoras.

Paralelamente à CICI2010 serão realizados outros eventos integrados, como a Conferência Internacional sobre Redes Sociais, o 1º Encontro Internacional de Cidades de Médio Porte e o 2º Encontro de Governos Locais da Índia, Brasil e África do Sul. E será lançado o projeto “Curitiba, Cidade Inovadora 2030”, que visa transformar a cidade e sua região metropolitana em um espaço propício à inovação, à educação e ao surgimento de uma indústria mais sustentável.

Inscrições – As inscrições para a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras podem ser feitas pelo site www.cici2010.org.br. Até 21 de fevereiro, o pacote completo para acompanhar o evento, com acesso liberado a toda a programação da conferência, tem preço promocional de R$ 440,00. Estudantes têm 50% de desconto. Também é possível adquirir pacotes menores, para acompanhar uma ou mais conferências da noite, onde estarão alguns dos principais palestrantes da CICI2010. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou depósito bancário.

Apoio: Planeta Voluntários

Saiba mais: www.cici2010.org.br
Curitiba/ Paraná/ Brasil

Cia Bendita de Teatro em Goiânia

Amanhã e sexta, a Companhia Bendita de Teatro se apresentará em Goiânia, a partir das 21 horas, no Teatro Yguá do Centro Cultural Martim Cererê. A primeira apresentação será com o espetáculo In'Decência e a segunda com a peça Édipo. Os ingressos custam 10 reais (inteira) e 5 reais (meia) e a renda será revertida para o Hospital Espírita Eurípedes Barsanulfo. Mais informações pelo telefone 62 3201 4691.

11º Colóquio da Faculdade de Letras da UFG

De 24 a 26 deste mês a faculdade de Letras da UFG realiza o 11º Colóquio de Pesquisa, Ensino e Extensão. Além das atividades acadêmicas, o evento será composto também de shows, filmes, exposições, recitais e lançamentos de livros. Para participar, basta ligar para 62 3521 1409.

Inscrições abertas para o corpo de baile da Quasar Jovem-Goiânia/GO

Estão abertas até o dia 17 de fevereiro inscrições para o corpo de baile da companhia de dança Quasar Jovem. Podem se inscrever dançarinos com formação intermediária em dança clássica e contemporânea, de ambos os sexos, nascidos em Goiânia, com idade entre 18 e 22 anos. Mais informações pelo telefone 62 3251 5580 e 62 8143 3506. Os ineressados podem enviar currículo para quasar@quasarciadedanca.com.br.

Teia se reúne em São Jorge/GO

Curto Circuito no Teatro Silvio Romero-São Paulo/SP

Culinária espanhola no Quintana com o chef Javier Ruiz-Curitiba/PR

Enviado por Jornal Rascunho

A culinária espanhola e ingredientes brasileiros se unem na próxima quinta-feira (11), a partir das 20 horas, em um menu degustação dos mais especiais no Quintana Café & Restaurante. O chef Javier Ruiz comandará a cozinha e elaborou um menu genuinamente espanhol, com destaque para as tapas, o polvo em azeite de oliva, o cabrito desossado, até chegar a sobremesas como a torrija (espécie de rabanada espanhola). Ao todo serão servidos seis pratos, além das entradas e da imperdível sangria espanhola.O Quintana fica na av. Batel, 1.440. Reservas pelo telefone 41 3078 6044

Escola de Teatro Bolshoi apresenta “Grande Suíte do Ballet Don Quixote” em Goiânia

Amanhã, a partir das 19h30 tem apresentação da Escola de Teatro Bolshoi na inauguração do Teatro-escola Basileu França. O espetáculo “Grande Suíte do Ballet Don Quixote” será beneficente. Os ingressos custam 300 reais e podem ser adquiridos na sede da OVG - Organização das Voluntárias de Goiás. Na quarta-feira, 10, o Goiânia Convention Bureau promoverá uma sessão extra do espetáculo, dentro do projeto "Goiânia por Inteiro". Para esta apresentação os ingressos terão 50% de desconto e poderão ser adquiridos na sede do Bureau, que fica no centro de Convenções de Goiânia. Mais informações pelo 62 3217 1136.

Claro Curtas prorroga inscrições

O término das inscrições para participar do Claro Curtas foi adiado para dia 20 de fevereiro. São até 100 mil reais em prêmios. Veja o regulamento no site http://www.clarocurtas.com.br/

Feijoada com Samba na Tribo do Chopp-Goiânia/GO

No próximo sábado, dia 13 tem Feijoada com Samba do grupo Pedra do Sal na Tribo do Chopp, a partir das 13hs. O bar fica na Av. Transbrasiliana. Antiga Casa de Tê.

Beirão no Sabor e Caldo-Goiânia/GO

Sábado dia 06/02, a partir das 19 horas tem show do "cantador" Beirão no Bar Sabor e Caldo. O repertório será composto por clásicos da MPB e também canções próprias. Com uma pegada muito peculiar, Beirão passeia do xaxado ao côco, do xote ao baião, com uma pitada de rock, misturando Michael Jackson com Jackson do Pandeiro. O bar fica na rua 243 - Setor Universitário (próximo ao CEPAL do Setor Sul).

Ana Carolina na Atlanta Music Hall-Goiânia/GO

Santa Cruz de Goiás recebe prédio restaurado

Na próxima quinta, 4, após restauração, será entregue à população de Santa Cruz de Goiás o prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia da cidade. O evento será a partir das 10 horas da manhã e terá a presença da presidenta da Agência Goiana de Cultura (Agepel), Linda Monteiro, e de autoridades locais. O prédio será entregue simbolicamente pelo governador Alcides Rodrigues.

1º Encontro Anual do Curso de Audiovisual da CUFA

Seleção para Globetrotter-RJ

Obras raras em um clic


Enviado por Dirceu Factu

Mosteiro de São Bento da Bahia restaura e disponibiliza acesso digital gratuito a 20 livros únicos no mundo através de site especialmente construído para abrigar o precioso acervo

Na próxima quinta-feira, dia 04, às 9h, será realizado na Biblioteca do Mosteiro de São Bento da Bahia (Avenida Sete de Setembro – Centro) o lançamento do site “Livros Raros” (www.saobento.org/livrosraros, “no ar” no dia 04.02) contendo 20 obras que fazem parte do precioso acervo da Biblioteca do Centro de Documentação e Pesquisa do Livro Raro do Mosteiro. Datadas dos séculos 16 a 19, todas foram restauradas, digitalizadas e disponibilizadas na íntegra e de forma gratuita na internet, numa iniciativa inédita no estado. Na ocasião será também apresentada uma cartilha com técnicas práticas de conservação de livros.

A construção do site foi o desdobramento de um projeto elaborado pelo Mosteiro de São Bento da Bahia que englobou não só o restauro de obras, como a melhoria das condições de conservação dos 300 mil volumes da biblioteca e do Centro de Documentação e Pesquisa do Livro Raro do Mosteiro, agora corretamente acondicionados em 172 novas estantes. A iniciativa foi uma das 120 aprovadas dentre 420 apresentadas ao Fundo de Cultura do estado da Bahia, em 2007. Os recursos, no total de R$294.984,00, viabilizaram a restauração completa e também a digitalização e implementação de programas de acesso às obras do acervo. Agora, com o novo site, todos terão acesso a um conteúdo especial e de interesse mundial.

Entre as 20 raridades que foram restauradas e agora disponibilizadas para leitores de todo o mundo estão seis volumes dos “Sermões” do Padre Antônio Vieira publicados no final do século 17 e início do século 18. São edições princeps, ou seja, primeiras edições revisadas pelo próprio autor, neste caso a principal referência na língua portuguesa no Brasil. Outras obras únicas são “Seleção de Questões Disputadas sobre a Metafísica e os Ensinamentos de Aristóteles” (1685) e “Theatro Crítico de Freijó” (1876), dedicado ao “sereníssimo señor Infante de España Dom Carlos de Bourbon e Farnefio”, e a “Colleção dos Breves Pontifícios”, e Leys Regias, expedidos e publicados desde 1714.

Segundo a filóloga e professora Alicia Duhá Lose, coordenadora geral do projeto, a principal meta era a restauração de um acervo de valor ímpar, mas que esta ação gerou outros bons resultados. “Além de termos em mãos preciosidades da literatura mundial de todos os tempos, e de podermos colocar, neste primeiro momento, 20 obras raras a disposição de interessados, em qualquer parte do mundo, via internet, conseguimos capacitar uma competente equipe de restauração composta por profissionais baianos”, comemorou. O trabalho envolveu cerca de 20 pessoas, entre técnicos do laboratório do Mosteiro de São Bento, implantado há 12 anos, pesquisadores do Mosteiro, da Faculdade São Bento e da Universidade Federal da Bahia. Como não haviam profissionais especializados em restauração de livros raros no Estado foi preciso tornar o grupo apto com um treinamento de três meses, monitorado por professores da Fundação Casa de Rui Barbosa, do Rio de Janeiro.

Além de dificuldades iniciais com a mão de obra, os responsáveis pelo restauro tiveram que contornar outras limitações, como a escassez e os preços altos de parte do material necessário para a tarefa. O papel japonês utilizado para preencher os espaços danificados, por exemplo, teve que ser adquirido em São Paulo e com um orçamento alto (apenas uma folha chega a custar R$23).

A beleza dos materiais também pode ser apreciada na íntegra através do processo de digitalização. Ninguém, certamente, ficará impassível diante de um manuscrito ornado, repleto de iluminuras (tipo de pintura decorativa, frequentemente aplicado às letras capitulares no início dos capítulos de pergaminho medievais. O termo se aplica também ao conjunto de elementos decorativos e representações imagéticas executadas nos manuscritos, produzidos principalmente nos conventos e abadias da Idade Média) e filigranas (trabalho ornamental feito de fios muito finos e pequeninas bolas de metal, soldadas de forma a compor um desenho.

A Biblioteca do Mosteiro de São Bento é um espaço de pesquisa e leitura tombado pelo Iphan, criada em 1582, quando os beneditinos chegaram a Salvador e fundaram o primeiro mosteiro da ordem no Novo Mundo.

As obras estão na Internet e podem ser acessadas pelo link www.saobento.org/livrosraros

Feed

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Charge - Almeida (Marcus Vinas)

Charge - Almeida (Marcus Vinas)