Política no Cine Clube da FM

Ditadura Militar Brasileira é o tema do curta, enquanto o fim Socialismo Polonês é o pano de fundo para a história de Jack


Luisa Maranhão


No mês de julho, o Perro Loco e o Cine Clube da Faculdade de Medicina da UFG exibem os filmes Projeto 68, de Júlia Mariano, e Não Matarás, de Krzysztof Kieslowski. A sessão será realizada no dia 07 de julho, às 19 horas, no Campus I, Setor Universitário.

O curta brasileiro e universitário exibido no Perro Loco 2, em 2008, reconta sobre “o movimento estudantil comanda as maiores manifestações contra a ditadura, num crescente desde a morte do estudante Edson Luís até o clímax na Passeata dos Cem Mil. Com imagens realizadas por Glauber Rocha, Silvio Da-rin, Arnaldo Jabor e fotografias de Pedro de Moraes e Evandro Teixeira, Projeto 68 remonta em imagens e sons, 40 anos depois, essa trajetória.”


Enquanto Não Matarás leva o espectador ao final do socialismo polonês, em 1988, com imagens que narram a história de Jack. “Ele é um jovem desempregado obcecado pela violência. Certo dia, sem motivo aparente, sai pelas ruas de Varsóvia e resolve matar um motorista de táxi, proporcionando uma das cenas mais cruas, reais e violentas. Um advogado criminalista tenta livrar Jack da pena de morte, e pelo caminho ele esbarra com um Estado totalitário e uma sociedade ainda mais cruel que seu próprio cliente.”


Projeto 68 – 2008

Direção: Júlia Mariano

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Duração: 13 minutos – Documentário


Não Matarás – 1988

Direção: Krzysztof Kieslowski

Duração: 85 minutos


Cine Clube da FM e Perro Loco

Data: 07/07/2009

Horário: 19 horas

Local: Faculdade de Medicina – Sala 05

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feed

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Charge - Almeida (Marcus Vinas)

Charge - Almeida (Marcus Vinas)