Graciliano Ramos e os Parques de Curitiba

Enviado por Jornal Rascunho

Na próxima quarta-feira (11 de março), o Quintana Café & Restaurante (Av. Batel, 1.440) inaugura, às 19h30, a exposição PICNIC — O cotidiano nos parques da cidade, do fotógrafo Joel Rocha. A mostra também marca a estréia do novo horário de funcionamento do Quintana, que agora permanece até as 23h30 de quarta a sexta-feira. À noite, o Quintana funcionará no formato bistrô e, mensalmente, homenageará um grande escritor brasileiro. “Vamos reforçar ainda mais a união entre gastronomia e cultura, algo que se tornou uma referência da casa”, diz a chef Gabriela Carvalho.

Em março, o autor homenageado é o alagoano Graciliano Ramos. Durante todo o mês, o cardápio trará pratos da culinária alagoana como a tapioquinha de carne-de-sol e queijo coalho do sertão; catado de siri à moda alagoana; salada orgânica do sertão com vinagrete de feijão verde, pimenta de cheiro e queijo de coalho grelhado; risoto baião de dois com carne-seca, feijão verde, temperos do sertão e castanha de caju gigante. Para a sobremesa, a sugestão é a cartola (banana da terra assada, canela, açúcar e queijo derretido ao forno).

Além dos pratos em homenagem à gastronomia alagoana, o cardápio para o jantar terá outras opções como filé mignon grelhado com molho e pimentas, gratinado de batata e damascos; cordeiro assado servido com purê de cará e cuscuz marroquino de ervilhas e hortelã; filé de salmão recheado com cogumelos ao molho de ervas e arroz de espinafre, entre outros pratos.

Piquenique — O cotidiano nos parques da cidade

A exposição fotográfica de Joel Rocha, que fica em cartaz até o dia 6 de maio, faz parte do projeto de um livro de fotografias sobre os parques de Curitiba. “A idéia central deste trabalho é desenvolver um documentário fotográfico sobre a vida cotidiana nos parques da cidade, mostrando a biodiversidade e como os moradores se ocupam destes pequenos oásis urbanos”, explica Rocha.

Sobre Joel Rocha

Joel Rocha começou como fotógrafo no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), em 1984. Já passou pelas redações das revistas IstoÉ e Veja. Paralelamente ao trabalho profissional e comercial, Rocha desenvolve ensaios pessoais e documentários. Já realizou três exposições individuais: Pictorial Urbano (1995), Tempo e Contratempo (2001), e Pictorial Urbano II (2007). Em 1995, seu trabalho foi classificado no concurso internacional da revista francesa Photo. Em 2005, recebeu dois prêmios: Menção Honrosa no Concurso Nacional Leica-Agfa de Fotografia e 1º Lugar na Maratona Fotográfica de Curitiba. Mais informações sobre o trabalho do fotógrafo podem ser encontradas no

site www.joelrocha.com.br

Sobre Graciliano Ramos

Graciliano Ramos nasceu em 27 de outubro de 1892, na cidade de Quebrangulo, sertão de Alagoas. Teve 15 irmãos. Viveu sua infância nas cidades de Viçosa, Palmeira dos Índios (AL) e Buíque (PE), sob o regime das secas e das surras que lhe eram aplicadas por seu pai, o que o fez alimentar, desde cedo, a idéia de que todas as relações humanas são regidas pela violência. Em 1927, foi eleito prefeito de Palmeira dos Índios (AL). Em 1932, renuncia ao cargo e se muda para Maceió, onde é nomeado diretor da Imprensa Oficial. O ano de 1933 marca o lançamento de seu primeiro livro, “Caetés”, que traz a forte marca do pessimismo, que acompanharia sua obra. Em 1938, publica seu famoso romance “Vidas secas”. No ano seguinte é nomeado Inspetor Federal do Ensino Secundário no Rio de Janeiro. Em 1953, Graciliano Ramos é internado na Casa de Saúde e Maternidade S. Vitor, onde morre de câncer no dia 20 de março.

Principais livros de Graciliano

Caetés - romance

São Bernardo - romance

Angústia - romance

Vidas secas - romance

Infância - memórias

Insônia - contos

Memórias do cárcere - memórias

Mais informações no site: www.graciliano.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feed

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Charge - Almeida (Marcus Vinas)

Charge - Almeida (Marcus Vinas)