Aniversário da Arte 2009

Enviado por Miso Ensemble - Portugal

http://www.misoensemble.com

O dia 16 de janeiro deste ano será marcado por um evento internacional em rede, que acontece desde 1973, quando Robert Filliou celebrou o 1.000.010º aniversário da Arte na Neue Galerie em Aachen, cidade independente da Alemanha.


Neste ano, o grupo Ars Acustica da UER (União Europeia de Rádios) em colaboração com 25 rádios européias, promove entre as 19h e as 24h, shows que se realizarão nas respectivas cidades, sede das rádios participantes.


Em Portugal, a RTP Antena 2 associa-se a esta iniciativa para transmitir o espectáculo de Miguel AzguimeItinerário do Sal", recentemente premiado no concurso Music Theatre NOW Berlin e que constitui assim o presente português para este Aniversário da Arte. A Ópera Electroacústica/Multimédia - Miso Ensemble - ITINERÁRIO DO SAL será apresentada às 21h30 a partir do Instituto Franco-Português na Avenida Luís Bívar, 91 em Lisboa. Os bilhetes custam 7€ e 5€ até 30 anos e as reservas podem ser feitas pelo e-mail misoensemble@misoensemble.com ou pelo telefone 214575068. "


Ficha Técnica do espetáculo:

Miguel Azguime - concepção, performer, composição e textos

Paula Azguime - concepção, desenho de som e electrónica em tempo real, encenação e vídeo

Perseu Mandillo - realização vídeo e vídeo em tempo real

André Bartetzki - programação vídeo


Apoios:

Direcção Geral das Artes/ Ministério da Cultura, Instituto Camões, DAAD Berliner, Künstlerprogramm & TU-Studio Technische Universität Berlin, Centro Cultural de Belém, Instituto Franco-Português

Mais informações sobre o ITINERÀRIO DO SAL

http://www.misoensemble.com/ingles/concertproposal/electroacousticopera.html


Assista ao vídeo do espetáculo: http://www.misoensemble.com/media/videos/frames/video_frame_IS.html


Histórico da comemoração

Dez anos após afirmar que a Arte teria nascido exactamente há 1 milhão de anos atrás quando alguém deixou cair uma esponja seca dentro de um balde de água, Robert Filliou celebrou o 1.000.010º aniversário da Arte na Neue Galerie em Aachen (Alemanha).

Após a morte de Filliou em 1987 e dentro do espírito do seu conceito "The Eternal Network" (a Rede Eterna) ou de "La Fête Permanente" (A Festa em Permanência), diversos artistas começaram também a celebrar o Art's Birthday através de arte postal, arte por fax, etc. Estas festas de aniversário tiveram lugar em várias cidades um pouco por todo o mundo; aos artistas era pedido que contribuissem com presentes para a Arte - obras que pudessem ser partilhadas através de uma rede.

A Festa do Art's Birthday nunca se tratou de um evento formal mas foi sempre planeada numa lógica ad hoc através de uma rede. Cada local participante (e são diferentes a cada ano) organiza a sua própria festa - desde a reunião de alguns amigos num estúdio privado a uma noite de performance num museu, numa galeria ou numa estação radiofónica. A única condição é a de que cada grupo tenha a capacidade de enviar e de receber presentes de aniversário para a Arte. A partir de 1994 esta premissa passou a significar alguma forma de utilização da Internet.No espírito do humor típico do movimento artístico dos anos 60 - Fluxus - sobre o que é o divertimento sério ou o sério divertimento (serious fun), a criação do Art's Birthday por Filliou, é maravilhosamente absurda e humorística. Assim a festa de aniversário global pela Arte tem sido sempre um evento divertido, ao mesmo tempo que presta o seu tributo ao sonho de Robert Filliou em criar uma "Eternal Network".


O Grupo Miso Esemble

O Miso Ensemble é um duo de flauta e percussão com electrónica em tempo real. Fundado em 1985 pelo percussionista e compositor Miguel Azguime e pela flautista e compositora Paula Azguime, tem construido um percurso singular que se evidencia pela originalidade dos programas apresentados em concerto e pela diversidade das obras criadas para o duo que reflectem uma abordagem que assenta na tripla vertente dos seus membros (compositores/instrumentistas/improvisadores).

Tem assim o Miso Ensemble afirmado desde a sua criação uma nova forma de fazer e pensar a música, onde composição e improvisação são os meios utilizados para criar obras musicais distintas e onde a utilização da informática musical em tempo real como complemento e extensão dos instrumentos acústicos tem dado lugar a um trabalho pioneiro de investigação e criação no campo da música electrónica.

Paula e Miguel Azguime têm sido distinguidos com diversos prémios de interpretação e de composição e várias encomendas têm lhes sido feitas por instituições publicas e privadas, nacionais e internacionais, para o Miso Ensemble e para as mais variadas formações.

Para além da sua actividade como músicos têm desenvolvido desde 1992 um intenso trabalho de divulgação da música contemporânea e dos compositores portugueses na qualidade de directores do Festival Internacional Música Viva, e mais recentemente como fundadores do Centro On-line de Informação da Música Portuguesa Contemporânea.

Além de terem alargado substancialmente o repertório para flauta e percussão, as obras colectivas de Paula e Miguel Azguime estendem-se também à música para o cinema, teatro e dança, bem como à criação de instalações sonoras para exposições de arquitectura, pintura e escultura.

Paralelamente Miguel Azguime desenvolve uma prolífica actividade de compositor no sentido clássico do termo, criando obras para as mais diversas formações instrumentais e/ou vocais. Ao longo de 18 anos de existência com uma intensa actuação em Portugal e mais de 400 concertos realizados, o Miso Ensemble tem-se apresentado regularmente em vários países da Europa e também no continente Asiático.

O Miso Ensemble é hoje amplamente reconhecido pela crítica e pelo público como um dos mais importantes agrupamentos portugueses de música contemporânea e declaradamente considerado como o mais original, o mais criativo e o mais inovador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feed

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Charge - Almeida (Marcus Vinas)

Charge - Almeida (Marcus Vinas)