Financiamento Federal para Cinema

Da Revista Cinema
http://revistadecinema.uol.com.br/pagina_conteudo_home.asp?id_pagina=8

Segundo afirmou o diretor da Ancine, Sérgio de Sá Leitão, à Revista de Cinema, os recursos do Fundo serão aplicados em linhas relacionadas a três programas: Apoio ao Desenvolvimento do Cinema Brasileiro (Prodecine), Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav) e Apoio ao Desenvolvimento da Infra-Estrutura do Cinema e do Audiovisual (Pró-Infra).

O FSA poderá financiar projetos e carteiras de projetos de empresas brasileiras dos vários elos das cadeias de valor do audiovisual, incluindo criação, produção, comercialização, exibição e infra-estrutura. O protagonista será o conteúdo nacional de produção independente para cinema, TV e novas mídias. O FSA vai ampliar o mercado e fortalecer as empresas brasileiras.

“Os projetos que pleitearão recursos serão avaliados por analistas da Ancine e da Finep, a partir de uma matriz de critérios definida previamente e aprovada pelo Comitê Gestor. Os analistas farão uma seleção rigorosa e recomendarão a aprovação ou não, as condições de retorno para o FSA e o valor a ser investido, de acordo com a proposta apresentada. Seus relatórios serão submetidos a um Comitê de Investimento formado por diretores e superintendentes da Ancine e Finep, para posterior aprovação pela diretoria da Finep. As linhas usarão o regime de fluxo contínuo ou de fórum de projetos. Serão processos técnicos, baseados em critérios objetivos e análises rigorosas”, disse Sá Leitão.

Após aprovação do Fundo por um comitê gestor em agosto deste ano, o secretário Sílvio Da-Rin declarou que o Fundo do Audiovisual marca uma mudança na política de fomento ao audiovisual, baseada num planejamento realizado a partir de amplo diagnóstico, que permitiu a identificação das principais barreiras para o desenvolvimento do setor.

“Temos agora a identificação de gargalos, o planejamento e a implementação de linhas focadas na superação dos principais problemas. A integração dessas linhas vai possibilitar uma política no sentido amplo para o fortalecimento de todos os elos da cadeia produtiva de maneira articulada. Serão ações tópicas, mas com resultados bastante positivos para o conjunto da atividade”, disse ele.

A Revista de Cinema e o Senac estão promovendo em São Paulo, dias 17 e 18, um fórum de produção de cinema, onde toda a cadeia produtiva estará presente, incluindo o secretário do audiovisual e os diretores as Ancine, onde o assunto dominante dos debates será a aplicação dos recursos do FSA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feed

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Charge - Almeida (Marcus Vinas)

Charge - Almeida (Marcus Vinas)