
Navegue por assunto
Incentivo ao cinema nacional
A Ancine está promovendo a campanha Mês do Filme Nacional, na qual mais de 400 salas de cinema participam exibindo mais de 20 filmes diferentes, sempre de segunda a quinta-feira até o dia 27 de novembro.
O preço da inteira é R$ 4,00 e R$ 2,00 a meia-entrada.
CONSULTE A PROGRAMAÇÃO DO SITE www.ancine.gov.brFinanciamento Federal para Cinema
http://revistadecinema.uol.com.br/pagina_conteudo_home.asp?id_pagina=8
Segundo afirmou o diretor da Ancine, Sérgio de Sá Leitão, à Revista de Cinema, os recursos do Fundo serão aplicados em linhas relacionadas a três programas: Apoio ao Desenvolvimento do Cinema Brasileiro (Prodecine), Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav) e Apoio ao Desenvolvimento da Infra-Estrutura do Cinema e do Audiovisual (Pró-Infra).
O FSA poderá financiar projetos e carteiras de projetos de empresas brasileiras dos vários elos das cadeias de valor do audiovisual, incluindo criação, produção, comercialização, exibição e infra-estrutura. O protagonista será o conteúdo nacional de produção independente para cinema, TV e novas mídias. O FSA vai ampliar o mercado e fortalecer as empresas brasileiras.
“Os projetos que pleitearão recursos serão avaliados por analistas da Ancine e da Finep, a partir de uma matriz de critérios definida previamente e aprovada pelo Comitê Gestor. Os analistas farão uma seleção rigorosa e recomendarão a aprovação ou não, as condições de retorno para o FSA e o valor a ser investido, de acordo com a proposta apresentada. Seus relatórios serão submetidos a um Comitê de Investimento formado por diretores e superintendentes da Ancine e Finep, para posterior aprovação pela diretoria da Finep. As linhas usarão o regime de fluxo contínuo ou de fórum de projetos. Serão processos técnicos, baseados em critérios objetivos e análises rigorosas”, disse Sá Leitão.
Após aprovação do Fundo por um comitê gestor em agosto deste ano, o secretário Sílvio Da-Rin declarou que o Fundo do Audiovisual marca uma mudança na política de fomento ao audiovisual, baseada num planejamento realizado a partir de amplo diagnóstico, que permitiu a identificação das principais barreiras para o desenvolvimento do setor.
“Temos agora a identificação de gargalos, o planejamento e a implementação de linhas focadas na superação dos principais problemas. A integração dessas linhas vai possibilitar uma política no sentido amplo para o fortalecimento de todos os elos da cadeia produtiva de maneira articulada. Serão ações tópicas, mas com resultados bastante positivos para o conjunto da atividade”, disse ele.
A Revista de Cinema e o Senac estão promovendo em São Paulo, dias 17 e 18, um fórum de produção de cinema, onde toda a cadeia produtiva estará presente, incluindo o secretário do audiovisual e os diretores as Ancine, onde o assunto dominante dos debates será a aplicação dos recursos do FSA.
Perro Loco começa na quarta-feira em Goiânia

Enviado por Túlio Moreira
O segundo dia do Perro Loco - Festival de Cinema Universitário Latino-Americano reserva muitas atividades aos amantes do cinema. A Mostra Competitiva Universitária começa às 14h, no Cine UFG. Durante todo o festival, serão exibidos 61 filmes de realizadores universitários: seis animações, 19 documentários e 36 ficções, contabilizando cerca de 11 horas e 30 minutos de curtas-metragens.
O espectador vai acompanhar curtas-metragens produzidos na Argentina (5), Bolívia (1), Cuba (2), Costa Rica (2), Peru (4), além de onze estados brasileiros (47). Entre os curtas do Brasil, o destaque vai para o Rio de Janeiro, com 15 filmes selecionados, e Rio Grande do Sul e Ceará, com 7 curtas-metragens selecionados.
Os filmes da Mostra Competitiva Universitária serão submetidos à avaliação do Júri Oficial do Perro Loco 2, composto pela produtora e jornalista Márcia Deretti, pelos cineastas Cláudio Assis, Hans Bremer e Guilherme Sarmiento e pelo professor e diretor Carlos Cipriano. As premiações vão ocorrer no último dia do festival, domingo (09/11), a partir das 14h. Ao todo são sete categorias: Domínio de Linguagem; Experimentação de Linguagem; Expressão Cultural; Melhor Documentário; Melhor Ficção; Melhor Animação; Voto Popular; além dos Prêmios Especiais do Júri. Ao fim do processo de entrega dos prêmios, haverá uma sessão especial com a exibição dos filmes vencedores.
Mostra Paralela, Espaço Pedagógico e atrações culturais
Outro destaque do segundo dia do festival é a exibição dos filmes Serras da Desordem, de Andrea Tonacci, Hércules 56, de Silvio Da-Rin, e Los Chicos Desaparecen, de Marcos Rodríguez (Argentina), na Mostra Paralela, que acontece no Cine UFG. A sessão com o filme de Andrea Tonacci, sobre a saga do índio Carapirú, será seguida de debate com o diretor. Na quinta-feira, Serras da Desordem será exibido novamente, no Cine Lumière do Banana Shopping, às 19h.
O Espaço Pedagógico do Perro Loco 2 também começa na quarta-feira, com as oficinas "Efeitos Especiais para Criação de Ambientes Naturais", de Randel Toledo, e "Iluminação", de Rodrigo Assis. Ao todo, as oito oficinas e mini-cursos do festival atraíram mais de 200 pessoas. As inscrições, que foram feitas previamente pela internet, contabilizaram estudantes de instituições como UFG, UEG, UCG e Faculdade Cambury, além de universidades de outros estados, como UFS (Sergipe) e UnB (Brasília).
Às 18h, a tenda La Puta Madre, instalada no Campus II da UFG, receberá o espetáculo "...e o corpo ainda pulsa...", com o grupo Nômades de Dança. A apresentação será seguida de performance teatral dos estudantes da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG (EMAC). Às 21h, o espaço cultural do Perro Loco 2 acompanha a inauguração da Batalha de YouTube. Os grupos Passarinhos do Cerrado e Torre de Jamel se apresentam após a competição.
Programação - Perro Loco 2:
Quarta-feira (05/11/2008)
8h - Espaço Pedagógico (Campus II - UFG)
Oficinas:
Efeitos Especiais para Criação de Ambientes Naturais - Randel Toledo
Iluminação - Rodrigo Assis
8h30 - Mostra Paralela e Espaço Pedagógico (Cine UFG)
Filme: Serras da Desordem, de Andrea Tonacci
Debate: Diretor Andrea Tonacci
12h - Mostra Paralela (Cine UFG)
Filme: Hércules 56, de Silvio Da-Rin
14h - Mostra Competitiva (Cine UFG)
14h15 - Como Fazer um Curta Metragem Experimental, Cult e Pseudo-Intelectual (RJ)
14h21 - Tá na Lata (RJ)
14h35 - Abuela (Argentina)
14h52 - Exercício n°2: Subida Cinematográfica ao Céu (PR)
14h53 - O Brilho dos Meus Olhos (RJ)
15h04 - O Condutor de Metais (PB)
15h19 - Pintinho (RJ)
15h28 - Inevitable (Peru)
15h29 - Revés (RS)
15h37 - Intervalo
15h52 - José Hamilton Ribeiro - O Príncipe dos Repórteres (ES)
16h07 - Pretinho Babylon (RJ)
16h24 - Projeto 68 (RJ)
16h37 - Obsessões (RJ)
16h46 - El Imortal (Bolívia)
16h58 - REM (RJ)
17h06 - Espuma e Osso (CE)
17h26 - Debate com os realizadores
18h - Tenda La Puta de Madre (Campus II - UFG)
Espetáculo "...e o corpo ainda pulsa...", com Nômades Grupo de Dança
+ Apresentação Teatral - EMAC
19h - Mostra Paralela (Cine UFG)
Filme: Los Chicos Desaparecen, de Marcos Rodríguez
21h - Tenda La Puta de Madre (Campus II - UFG)
21h - Inauguração da Batalha de YouTube
22h - Passarinhos do Cerrado
23h30 - Torre de Jamel
Veja a programação completa do festival no site www.perroloco.com.br.
Serviço
Perro Loco 2 - Festival de Cinema Universitário Latino-Americano
Quando: de 4 a 9 de novembro
Onde: Campus II da UFG (Conjunto Itatiaia) e Cine Lumière do Banana Shopping (Centro)
Entrada Franca
Mais informações: imprensa@perroloco.com.br
Túlio Moreira
(62) 9963-8604
tulioimprensa@gmail.com
Marcela Guimarães
(62) 9605-3972
marcelaimprensa@gmail.com
Cinema para todos
Enviado por Eldorado dos Carajás
O Centro Cultural Eldorado dos Carajás, que fica na rua 83, setor Sul, em Goiânia, apresenta na próxima quarta-feira (05/11) o filme Chove Sobre Santiago. A exibição começa às 19:30 hs, é parte da Mostra “Uma Viagem pela América”.