A pianista também recebeu o Prêmio do Público, concedido pela primeira vez na história do Concurso
Erica Avelar
A pianista do Uzbequistão, de apenas 21 anos de idade, foi a terceira candidata a se apresentar na prova final, iniciada às 17h no Theatro Municipal carioca. Com a Orquestra Sinfônica Brasileira, regida pela maestrina Lígia Amadio, Salimdjanova interpretou o Concerto para Piano no. 1 de Franz Liszt, atingindo a maior nota do Júri.
Tamila Salimdjanova (Foto: Rodrigo Castro) |
Salimdjanova é aluna de Irina Plotnikova no Conservatório de Moscou, e já conquistou premiações internacionais como Pro-Piano Romania (2003) e International Piano Competition na Itália (2002/2005).
Mikhail Berestnev foi o segundo colocado na avaliação do Júri, depois de interpretar o Concerto no. 3 de Sergei Prokofiev. O solista russo, de 24 anos, já venceu os concursos internacionais Stanislau Neugaus (Rússia, 2010) e Delphic Games (Bielorússia, 2008). O terceiro lugar foi para Nino Bakradze, pianista de 28 anos natural da Georgia, atualmente aluna do New England Conservatory of Music, que interpretou o Concerto no. 4 de Beethoven na prova final.
A terceira edição do Concurso Internacional BNDES de Piano do Rio de Janeiro começou no dia 25 de novembro e contou com a participação de 16 competidores vindos 11 países. A premiação total foi de R$215 mil e a grande vencedora já tem uma série de concertos agendados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário