31/08/13 - Alice Galvão e Cláudia Vieira no Canto de Ouro 2013

Que tal já fechar a sua agenda para sábado ouvindo MPB, Jazz, Blues e Pop de qualidade no teatro? Pois é, eu e a Cláudia Vieira estaremos no palco do projeto Canto de Ouro dia 31/08 e esperamos por você!



Alexandre Liah pinta Cora Coralina

Artista plástico encerra o projeto Happy Art, criado para homenagear Cora Coralina na semana em que a poetisa completaria 124 anos


Alexandre Liah retratou em pintura o poema “Das Pedras”, de Cora Coralina, que apresentará ao público nesta quinta-feira, 22 de agosto às 19h, no encerramento do projeto Happy Art, iniciativa da FR Incorporadora em parceria com a URBS-RT Lançamentos Imobiliários. Dois dias após a data em que a poetisa completaria 124 anos, o artista plástico apresenta em sua tela um caminho de pedras que termina em um tapete de retalhos entremeados por flores. A inspiração veio dos versos: “Teci um tapete floreado / e no sonho me perdi”. O tapete foi introduzido na tela pela técnica de patchwork.  “Cora trata da sua vida como se fosse um caminho. E me identifico bastante. Assim como ela escreveu seu caminho, retrato o meu por meio das cores, da arte, da pintura”, definiu.


As edições anteriores ganharam obras de Antunis Arantes e Rôber Côrtes. O projeto é uma das ações da FR Incorporadora na campanha de seu lançamento imobiliário Cora Alto do Bueno, batizado também em homenagem à escritora. Após a construção do edifício, as obras produzidas com o Happy Art serão expostas permanentemente no hall de entrada. De acordo com Pedro Borela, diretor da empresa, o projeto foi uma contrapartida do setor imobiliário à sociedade.

O evento será no estande do empreendimento, que fica na Avenida T-13 esquina com T-37, quadra 161, lotes 12 a 25 - Setor Bueno.

28 e 29/09/13 - Curso de criação, formatação e venda de projetos para TV a cabo


22 e 23/08/13 - Orquestra Filarmônica de Goiás em Anápolis e Catalão


FAKE FAKE Ilustraciones 5 acontece em Setembro com temática urbana

Evento comemora 5 anos do Coletivo FAKE FAKE e amplia sua programação, contemplado pela Lei de Incentivo Municipal da Secretaria de Cultura de Goiânia, no quesito "artes integradas".

Por Julianna Santos

O FAKE FAKE Ilustraciones é um projeto criado pelo Coletivo FAKE FAKE e procura dialogar as áreas de artes visuais, design e ilustração, com caráter pedagógico, abrangendo palestras e oficinas com a participação de profissionais convidados de destaque. As atividades formativas se estendem ao trabalho artístico por meio de uma exposição coletiva com um tema que é abordado, de forma particular, por cada artista.

A temática da 5ª edição do FAKE FAKE Ilustraciones é "NA RUA", influenciada pela ocupação urbana, dos espaços públicos e privados com as diversas manifestações artísticas e com o engajamento de que seja um projeto acessível a toda comunidade com muros que ao invés de separar, possam unir. “É abrir um espaço comum de diálogo entre classes artísticas e sociais, almejando democratizar a arte e seu acesso, na rua” diz Sophia Pinheiro, curadora e coordenadora do evento.

Nessa lógica, dois convidados para essa edição_ o coletivo de arte urbana SHN (SP) e o artistavisual Renato Alarcão (RJ) _ ministrarão palestras e oficinas, gratuitas para toda população. Para a exposição, foram abertas 3 vagas por edital - também gratuito - para artistas em início de carreira de todo o Brasil. Sob curadoria da IdeiaFixa, canal de inspiração e expressão de conteúdo criativo, os escolhidos somam com os demais artistas convidados, a exposição coletiva a ser realizada na Potrich Galeria de Arte, em Goiânia, entre 13/09/13 e 13/10/13.

PROGRAMAÇÃO FAKE FAKE Ilustraciones 5 – de 06 a 22 de setembro de 2013

SEMANA 1

·       06/setembro

WALKING GALLERY – faz sua estréia em Goiânia,  abrindo o FAKE FAKE Ilustraciones 5. O movimento cultural que promove galerias de arte itinerantes em espaços públicos, nasceu em 2009, na cidade de Barcelona (Espanha) e, hoje, já acontece em várias cidades espanholas, em Buenos Aires e em Londres. No Brasil, a galeria ambulante chegou em maio de 2012, exibindo na cidade de São Paulo, onde já realizou dez edições. Recentemente, começou no Rio de Janeiro e, em breve, ocupará as ruas de Porto Alegre. No caminho inverso do modelo tradicional, onde o público vai até à arte expostas em galerias, nas exibições do Walking Gallery os artistas levam suas obras, penduradas no próprio corpo, às pessoas nos espaços públicos. Saída do Coreto da Praça Cívica às 16:00 - Itinerário: rua 3, rua 4, av. Goiás, Araguaia e Anhanguera. www.walkinggallery.com

EMPADÃO ILUSTRADO - Os interessados em comida, papo legal e arte se sentarão à partir das 20hs às mesas do Café Pirineus, forradas com papel de desenho e materiais artísticos para misturar boa conversa, mancha de cerveja, molho tomate e seus desenhos, resultando em ótimos efeitos gráficos. A ideia é conversa de botequim recheada de ilustrações, referências, troca de informações e experiências. Os “ões” ilustrados são espalhados pelo Brasil afora: Bistecão Ilustrado (SP), Baião Ilustrado (CE), Feijão Ilustrado (RJ), Rabiscão Ilustrado (DF), Tropeirão Ilustrado (MG), Costelão Ilustrado (PR), Berbigão Ilustrado (SC) e o EMPADÃO ILUSTRADO, nosso representante goiano. Durante as atividades, ainda acontecerá a segunda edição do Amor Solidário, um leilão solidário de ilustrações que arrematará lances com alimentos que são revertidos para Centro de Trabalho Comunitário (CTC) do Setor Novo Progresso. As ilustrações de 12 artistas também ficarão em exposição no Café Pirineus de 06 de setembro a 06 de outubro. www.facebook.com/amorsolidariogyn


SEMANA 2

·       11/setembro

OFICINA DE LAMBE-LAMBE COM COLETIVO SHN - voltada às crianças atendidas pelo Centro de Trabalho Comunitário (CTC) do Setor Novo Progresso.

·       12/setembro

OFICINA SILK COM COLETIVO SHN – Local: PUC/GO – 14:00 -  voltada ao público em geral com inscrições antecipadas de 26 a 30 de setembro pelo site: www.coletivocentopeia.com.br

SHOWCASE VIDEO MAPPING COM COLETIVO SHN - Local: Potrich Galeria de Arte – a partir das 14:00 - voltada ao público em geral com inscrições antecipadas de 26 a 30 de setembro pelo site: www.coletivocentopeia.com.br

DESENHA FNAC + PALESTRA COLETIVO SHN – o costumeiro espaço de encontro entre música, literatura e desenhos promovido pelo Coletivo FAKE FAKE em parceria com a FNAC Goiânia, receberá a palestra do Coletivo SHN sobre ocupação urbana como uma tentativa da sociedade civil à retomada dos espaços urbanos, públicos, comuns a todos os indivíduos. Local: FNAC Shopping Flamboyant – a partir das 19:00 - voltada ao público em geral.

COLETIVO SHN é um Coletivo de arte urbana da cidade de São Paulo, com 7 integrantes, criado em Americana em 1998, vindo do universo punk, do faça-você-mesmo. O SHN foi o primeiro grupo a fazer tiragens em serigrafia e expor uma quantidade de stickers, gravuras e pôsters exaustivamente repetidos, colados nas ruas de São Paulo, como uma linha de produção em montagem artesanal. O objetivo é a intervenção por meio da linguagem lúdica e bem humorada com cores e símbolos icônicos do SHN. O coletivo já participou de diversas ocupações site-specific e exposições pelo Brasil e exterior. http://shn2012.tumblr.com/

·       13/setembro

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO – Obras de mais de 10 artistas de todo o país. Local: Potrich Galeria de Arte – a partir das 20:00 - voltada ao público em geral.

SEMANA 3

·       20/setembro

PALESTRA COM RENATO ALARCÃO - “Aquarela: história de uma técnica, do tempo dos faraós até os dias de hoje” - Local: Coletivo Centopéia – a partir das 19:00 - voltada ao público em geral.

·       21/setembro

OFICINA DE AQUARELA COM RENATO ALARCÃO - Conhecimento dos materiais, ferramentas e técnicas. Teoria da cor e exercícios para progredir do nível mais básico até o avançado. Estudo das pinturas de grandes mestres e prática da técnica a partir de referências fotográficas e composições com objetos sob iluminação - Local: Coletivo Centopéia – das 9:00 às 17:30 (com intervalo para almoço) - voltada ao público em geral com inscrições antecipadas de 26 a 30 de setembro pelo site: www.coletivocentopeia.com.br

Renato Alarcão é carioca formado em Design Gráfico pela UFRJ, mestrado na School of Visual Arts, em Nova Iorque, já tendo oferecido cursos de formação para Redley, Richard's, Folha de São Paulo, Editora Abril, Jornal O Globo e etc. Como ilustrador Alarcão desenvolve periodicamente para a página "Opinião" da Folha de S. P. e outros jornais como Le Monde Diplomatique e New York Times além de diversas revistas e livros infantis e juvenis. Como artista, participou de diversas exposições em Nova Iorque, Bratslava e também no Japão. http://www.renatoalarcao.com.br/

22/setembro

FAKENIQUE – Piquinique de encerramento do FAKE FAKE ilustraciones 5 – NA RUA para reunir ao ar livre pessoas que curtam arte e o prazer de fazer tudo junto, compartilhando experiências. A organização pede aos interessados que tragam materiais de desenho e sua toalha, sua comida e cuide do seu lixo! Local: Bosque dos Buritis partir das 16:00.

O FAKE FAKE Ilustraciones 5 tem o patrocínio da Lei de Incentivo Municipal da Secretaria de Cultura de Goiânia e CICAL Veículos

O COLETIVO FAKE FAKE

O FAKE FAKE é um coletivo colaborativo que reúne pensadores visuais. Foi criado em 2008, idealizado por estudantes do curso de Design Gráfico da Faculdade Federal de Goiás, o objetivo era conseguir meios para mostrar seus trabalhos no cenário artístico goiano. Hoje, o FAKE FAKE visa criar circuitos e interagir com espaços das artes contribuindo com o cenário Cultural de Goiás. Dedica seus esforços para o crescimento, fortalecimento e reflexão das artes visuais, ilustração e design goiano como áreas da economia criativa, fruição e profissão, através de palestras, oficinas, encontros e vernissages. Promovendo diálogos entre diferentes pessoas na comunidade e pela comunidade, por uma causa: a cultura visual.

15/08/13 - Canto de Ouro Instrumental

Sérgio Pato e Can Kanbay apresentam-se na noite de 15 de agosto, quinta, no projeto Canto de Ouro Instrumental. Acompanham a dupla Emanuel Mastrella no teclado e Carlão Ferruth no baixo. Na formação, Can Kanbay empunha o violão acústico - e também toca teclado em algumas faixas, e Sérgio Pato assume a percussão, incrementada com instrumentos árabes e latinos. O violinista Rudi Berger faz uma participação especial no show da dupla. No repertório, músicas do disco solo de Can, mas o público também vai conferir improvisações do grupo e composições inéditas.



O contrabaixista Nonato Mendes é a segunda atração da noite, seguido pelo baterista Moka. Nonato será acompanhado por Everson Bastos no teclado e Jader Gomes na bateria. Tendo como referência grupos clássicos da música instrumental, como o lendário Zimbo Trio, os músicos farão releituras de alguns hits, e mostrarão um pouco de trabalho autoral.



Para encerrar a programação de quinta-feira, o baterista Moka apresenta o show Informação Vital. Com Gilson Mundim como convidado especial, Moka traz um repertório com influências diversas: fusion jazz, música clássica, rock progressivo e outras vertentes musicais.

Nesta semana os shows vão até domingo, sempre às 21h, no Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro. Os ingressos são vendidos na bilheteria do teatro a R$5,00 a meia e R$10,00 a inteira.

18/08/13 - Saulo Motta lança primeiro CD no Bolshoi Pub

Cantor e compositor goiano teve álbum dirigido por Ricardo Leão


Acaba de sair do forno o primeiro CD do cantor e compositor Saulo Motta e o lançamento será no Bolshoi Pub, às 19 horas do dia 18 de agosto. Intitulado Vamos Nessa, o álbum tem direção musical de Ricardo Leão, produtor musical na TV Globo.

Saulo sobe ao palco acompanhado pelos músicos William Gláucio (guitarra e violão), Moisés Feitosa (contrabaixo), Lan Diniz (bateria e percussão) e Adriano Cargo (teclados). Mas do CD participaram tamém o guitarrista Billy Brandão (Barão Vermelho / Erasmo Carlos), o baterista Lourenço Monteiro (Marcelo D2) e o contrabaixista Bruno Migliari (Ana Carolina / Barão Vermelho).

Suas influências vão do rock contestador de Raul Seixas, ao reggae de Bob Marley e o pop, percorrendo os vários estilos que se encaixam em suas composições. O álbum Vamos Nessa é um trabalho autoral e dinâmico. O projeto do artista Saulo Motta possui composições políticas e reflexivas, com treze faixas que passeaiam por vários estilos musicais brasileiros.

Carlos Ferreirinha discute luxo em Goiânia

Carlos Ferreirinha é referência no Brasil quando o assunto é mercado de luxo. Ele esteve em Goiânia no último dia 6 de agosto, ministrando uma palestra para 400 corretores da Adão Imóveis e conversando com a imprensa em um almoço no EMI Cozinha Emocional. Eu estive presente no encontro com a imprensa e pude entrevistá-lo para a 25ª edição da revista Zelo.

Ferreirinha falou sobre o universo do luxo, que tem exigências muito claras e vem se transformando no Brasil de forma muito positiva, graças, dentre outras coisas, ao aumento da renda per capita do brasileiro de vinte anos para cá. Presidente da MCF Consultoria e Conhecimento, ele conhece a realidade goiana e acredita que já extrapolamos a condição de mercado piloto para novos lançamentos, sendo uma praça geradora de resultados.

Muito simpático e sorridente, o consultor não é destas celebridades protocolares, que visitam a cidade para fazer simplesmente o que foi contratado. Para perceber isso basta dar uma olhadinha em seu instagram, onde ele registrou cenas que considerou interessantes e/ou pitorescas pelas ruas da cidade. Dinâmico e cheio de disposição para a conversa, Ferreirinha veio à Capital a convite das incorporadoras GPL, Terral e Town, por integrar o time de consultores do próximo lançamento imobiliário das empresas anfitriãs. Ele avisa que o que vem por aí promete muita surpresa, pois promete ser um marco de arquitetura, design, inovação e luxo, no Setor Marista, em Goiânia.

Fotos: Walter Folador
Almoço para a imprensa no EMI Cozinha Emocional

Mário Roriz (Town), Marcelo Borges (Terral) e Guilherme Pinheiro de Lima (GPL)

Rosângela Motta (editora de Revista Zelo e Carlos Ferreirinha)

Música no HGG

Em Goiânia, o Hospital Alberto Rassi - HGG lança hoje um projeto musical: o Sarau do HGG, com o intuito de humanizar o ambiente e torná-lo mais agradável para pacientes, funcionários e visitantes. A estreia será às 18 horas, com as pianistas Consuelo Quireze e Maria Lúcia Roriz, que farão uma apresentação a quatro mãos, com foco especial para a música brasileira. 

Carlos Ferreirinha em Goiânia

Mestre do luxo no Brasil, consultor da MCF chega no dia 6 de agosto para um almoço com imprensa, blogueiros e profissionais do mercado imobiliário 


No próximo dia 6 de agosto, Carlos Ferreirinha, autoridade brasileira em mercado de luxo e presidente da MCF Consultoria de Conhecimento, desembarca em Goiânia para um almoço com conteúdo no EMI Cozinha Emocional, da chef Emiliana Azambuja. O encontro, com jornalistas, blogueiros e profissionais do mercado imobiliário  promete um bate-papo enriquecedor sobre o universo premium do efervescente mercado de luxo no Brasil, que, segundo a MCF, teve seu faturamento aumentado em 240% em seis anos (dados de 2012, quando chegou a R$ 20 bi).

Os números que mostram o crescimento do luxo no País deixam evidentes também que esse mercado se expande para além do eixo Rio-São Paulo, e o Centro-Oeste se posiciona como um grande receptor. “O Brasil é um País que entrega uma capacidade de ampliação geográfica que nenhum outro pais da América Latina tem. Hoje nós temos Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Manaus, Recife e é claro Goiânia, todas cidades com capacidade real do consumo de luxo”, revela Carlos Ferreirinha.

O consultor vem a convite dos incorporadores Guilherme Pinheiro de Lima, da GPL; Leonardo Gomes, da Terral; e Mário Roriz, da Town, parceiros em um empreendimento de altíssimo padrão, que conta com os conselhos do consultor, que também ministrará capacitação sobre consumo de luxo para consultores da Adão Imóveis.

Percussão Criativa com Caito Marcondes em Sampa

De 9 de agosto a 1º de novembro o percussionista Caíto Marcondes ministra o curso Percussão Criativa, no B_arco, em São Paulo. Em 26 horas e 13 encontros, o compositor e arranjador propõe uma abordagem ampla sobre a percussão brasileira e do mundo,  aprofundando as diferentes técnicas e suas aplicações, noções de improvisação, composição, variedade timbrística, orquestração e percussão virtual. As aulas serão todas as sextas, das 15:30 às 17:30 horas.

Clique aqui e saiba mais.

05 a 10/08/13 - Curso de direção de atores para câmera em Goiânia


Inscrições para o curso de Direção de Arte Cinematográfica com Vera Hamburger

Vera Hamburger
Estão abertas até 13 de agosto as inscrições para o curso extensivo de Direção de Arte Cinematográfica, coordenado por Vera Hamburger no Centro Cultural Contemporâneo B_arco, em São Paulo.

O objetivo é introduzir o aluno no universo da direção de arte cinematográfica, aprofundando aspectos essenciais para a compreensão desta função e sua abrangência na concepção de um filme, assim como, ao desenvolvimento de projetos em cada uma das áreas envolvidas em sua realização.

Composto por aulas teóricas, o curso será ministrado por renomados profissionais em atividade na produção cinematográfica contemporânea, que abordarão o processo de trabalho nas diferentes áreas envolvidas na concepção e realização do universo visual dos filmes: direção, direção de arte, direção de fotografia, cenografia, figurino, maquiagem e efeitos especiais.

Período de realização:
De 13 de agosto a 07 de novembro | Terças e quintas, das 19h30 às 22h30.

Veja o conteúdo programático acessando aqui.

Feed

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Charge - Almeida (Marcus Vinas)

Charge - Almeida (Marcus Vinas)